Recebo muitos e-mails de pessoas aflitas e em dúvidas em relação ao futuro dos seus negócios. Perguntam-me: É possível? Será que estou sonhando alto demais? Lamentavelmente é este tipo de pensamento logo no início de um negócio, que faz com que muitas empresas afundem assim que começam a operar. Não pode haver dúvidas de uma certeza sua. Não pode haver dúvidas do futuro. Dúvidas, geralmente causadas pelo medo de sentir dor após experimentar o desconhecido, é o que nos mantém fixos no mesmo porto. Não só temos que acreditar que tudo é possível, temos que realizar, conceber, que tudo é possível.
A NATUREZA É IMPOSSÍVEL
Aqui onde moro, jogamos o lixo orgânico em um buraco no quintal para fazer compostagem. Compostagem serve para controlarmos a decomposição desses materiais orgânicos e obtermos, em pouco tempo, uma espécie de fertilizante natural e rico em nutrientes. Acontece que algumas vezes, entre fazer um buraco e fechá-lo, vemos brotar pés de salsinha e até abóboras no meio do lixo. Nós não plantamos nada de maneira proposital. Apenas jogamos o lixo orgânico no buraco. Depois cobrimos com mato seco para abafar a mistura e começa a nascerem algumas coisas espontâneas lá. Ano passado comi umas duas ou três abóboras que nasceram do lixo e estavam ótimas.
Outro fato que me chama atenção é um pessegueiro que temos aqui, cuja base estava totalmente podre. Eu, garoto da cidade, pensei logo em derrubar o pessegueiro para plantar outra árvore no lugar, mas os meus vizinhos, mais experientes, me sugeriram fazer outra coisa. Sugeriram que eu cortasse somente a parte podre do pessegueiro, deixando o camarada lá em pé, se equilibrando em um tronco que agora tinha um quinto de espessura em relação ao tronco original. Não é que deu certo? Hoje já vejo brotar as primeiras folhinhas verdes renovadas. Coisa que parecia impossível para mim, está acontecendo aqui no meu quintal.
DECIDA O QUE É POSSÍVEL E IMPOSSÍVEL PARA A SUA VIDA
Você consegue imaginar alguém vivendo com um salário de dez mil reais por mês? Se você respondeu sim, deve ser porque você ganha menos que dez mil reais por mês. Agora você consegue imaginar alguém vivendo com duzentos e cinquenta reais por mês? Se você respondeu não, deve ser porque você ganha mais que duzentos e cinquenta reais por mês. Compreendeu o que tentamos demonstrar com estes exemplos?
Para alguém que possui muitas propriedades e vive com um salário de cem mil reais por mês, é difícil imaginar viver com dez mil reais por mês. Da mesma forma, é difícil imaginar como alguém vive com duzentos e cinquenta reais por mês, quando ganhamos duas, três ou cinco vezes mais que isso. Isto acontece porque nós moldamos a nossa realidade, criando necessidades possíveis e impossíveis o tempo inteiro. Já conheci pessoas que ganhavam um terço do que eu ganhava por mês e que tinham a vida financeira muito mais organizada que eu. Da mesma forma, também conheci pessoas que ganhavam mais de cinco vezes o que eu ganhava por mês e tinham a vida muito mais desorganizada, com dívidas para todos os lados.
IMPOSSÍVEL É QUANDO VOCÊ NÃO TEM CONTROLE
Se você se coloca em uma posição passiva diante da vida, certamente existem coisas bem impossíveis de serem feitas por você. Porém, se você se posiciona de forma ativa na vida, certamente só existem coisas possíveis à sua frente. Gosto muito de usar o exemplo do avião para retratar essa questão do possível e do impossível. Outro ser humano como nós pensou um dia em voar como os pássaros. Ele se junto a outros seres humanos, com as mesmas ideias e foram testando uma e outra “loucura” para tentar voar. Todos acreditavam que iriam voar um dia.
Essa “loucura” por voar, foi chamando mais “loucos” para a roda que pouco a pouco crescia. Com o passar do tempo, mais e mais pessoas pensavam sobre o tema e bum! Um cara, ser humano como eu e você, calculou tudo na ponta do lápis e conseguiu voar. Daí em diante, a humanidade produziu voos cada vez mais longos até chegarmos no dia de hoje, onde é possível voar com cinquenta reais no bolso.
Um ser humano voar? Impossível!!!
MUDE A SUA REALIDADE E VOE!
Compreendo que qualquer mudança de realidade, traga insegurança para a vida de qualquer pessoa. Compreendo isso porque uma vez não consegui entender, como que um empreendedor vivia nesta flutuação de incertezas do mercado. Hoje, como empreendedor, não compreendo como uma pessoa pode preferir ganhar salário mínimo a vender pipoca na praça da cidade. É engraçado dizer que nossos olhos são cegos. Eles veem somente o que nossa cabeça planejou para eles verem.
Se você acha que está pensando alto demais, lembre-se de Alberto Santos Dumont e tantos outros loucos que um dia sonharam em voar. Que malucos… impossíveis!
“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez” ~ Jean Cocteau
Músicas da versão em áudio deste post:
- Emerson, lake and palmer – From the beginning
- Helio e Paulo – Almir Sater e Pena Branca – Cio Da Terra
- Chico Science & Nação Zumbi – Da Lama Ao Caos
- Chimarruts – Saber Voar
Ouça este post ou faça download do áudio
Gostou deste artigo? Então compre nosso e-book
e saiba como montar uma empresa do zero sem investir quase nada:
Acompanhe nosso trabalho: