O Tweetbot, cliente de Twitter super popular para iOS, finalmente teve a sua versão para desktop disponibilizada na Mac App Store por US$ 20. Não, sério. Ele parece ser um software refinado com alguns recursos espertos, mas existe alguma justificativa para bancar esse valor quando o app oficial do Twitter está aí, de graça?
O Tweetbot é feito para usuários harcore do Twitter que alternam entre um punhado de listas e querem estar aptos a navegar rapidamente entre elas. Em outras palavras, é como se fosse uma versão mais completa do Tweetdeck. Agrada-nos em especial as opções de filtragem do Tweetbot, que permitem a você deixar usuários, hashtags e palavras-chave no mudo. Também dá para desligar retweets de quem você segue para ter uma timeline menos poluída.
Como todas as outras opções estão, de um jeito ou de outro, disponíveis de graça, você acaba pagando mesmo pela interface bem acabada e agradável à vista e pela navegação super ágil. E, sejamos honestos: você está pagando mesmo pelas novas limitações do Twitter a clientes de terceiros. Já dissemos que isso custa 20 incríveis dólares?
A Tapbots, empresa que desenvolve o app, não quer de fato cobrar US$ 20 pelo Tweetbot, mas diz que não tem escolha. Sob as novas diretrizes de API do Twitter, apps de terceiros podem usar apenas um número limitado de tokens da API; chegando no limite, não dá para acrescentar novos usuários.
O preço, então, é uma forma de limitar a demanda e levantar o dinheiro que se ganharia com ela. Sobre a demanda, aliás, o preço é também uma forma de manter o Tweetbot abaixo do limite da API. Em outras palavras, apenas os usuários mais devotados (ou ricos) do Tweetbot comprarão o app para OS X.
Sob outra perspectiva, porém, é o único modelo de negócios possível à Tapbots sob as novas diretrizes do Twitter. Para que ela ganhe dinheiro o bastante para dar suporte ao Tweetbot no futuro, será preciso faturar bastante agora. Isso soa como uma proposta arriscada aos usuários. O que acontecerá quando a Tapbots não oferecer mais suporte ao Tweetbot?
Se ficou interessado, é melhor comprar o seu logo antes que os tokens acabem. [iTunes and Tapbots]