Duas novidades chegaram ao Twitter hoje, na tentativa de oferecer no aplicativo da rede social de interesses algumas funcionalidades que são sucesso em outros apps.
Uma delas é a possibilidade de ter conversas em grupo privadas. É como se fosse uma Direct Message coletiva, permitindo a troca de mensagens, tuítes, imagens, links e emojis entre os participantes.
As DMs coletivas não vão usar a limitação do ‘apenas quem me segue pode mandar mensagem’ – o usuário poderá iniciar uma conversa com qualquer seguidor, e eles não precisam se seguir mutuamente. Bastará criar um grupo e iniciar a conversa.
Outra funcionalidade nova é a possibilidade de fazer vídeos de 30 segundos e embedá-los diretamente no tuíte. O tempo é o dobro do que é oferecido hoje pelo Instagram, e muito mais do que o Vine, que também é do Twitter, oferece (no Vine, é possível usar apenas 6 segundos de vídeo).
A inclusão dos vídeos faz bastante sentido, ainda mais sabendo que o Twitter tem se esforçado em convencer os seus principais usuários a pararem de usar o Instagram para divulgar imagens, por exemplo. O mesmo deveria estar acontecendo com os vídeos de 15 segundos do Instagram, mesmo que o Twitter já não mostrasse mais os conteúdos do app expandidos nos seus tuítes, no modelo de exibição conhecido como Twitter Cards.
A boa nova, nesse caso, é que o Twitter chega oferecendo uma vantagem para quem quer divulgar vídeos – 30 segundos é um tempo-padrão para comerciais e propagandas, e permite incluir muita informação, como nesse vídeo do Neil Patrick Harris.
O Twitter informa que as novas funcionalidades de mensagens em grupo e de vídeo serão liberadas aos poucos para todos os usuários dentro dos próximos dias.
Check out my Twitter video #Oscar exclusive! I gots me a scoop! pic.twitter.com/SGQ3oJHDqZ
— Neil Patrick Harris (@ActuallyNPH) January 27, 2015
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie