Após um bocado de especulação, o Twitter apresentou oficialmente a funcionalidade “enquanto você não estava aqui” (while you were away, em inglês). Trata-se de uma novidade no algoritmo da rede social de interesses, que vai destacar na sua timeline tuitadas importantes ou relevantes, mesmo que elas não sejam as mais recentemente postadas.
A ideia é que as pessoas que checam o Twitter com menos frequência não percam conteúdos. Para estas, alguns dos tuítes mais antigos aparecerão em meio à timeline, sempre identificados pela legenda “while you were away…” no topo do tuíte. Quem é um assíduo usuário do Twitter provavelmente vai ver menos dessas postagens mais antigas, partindo do princípio que a frequência de uso já o deixaria suficientemente atualizado do que ocorre por ali.
Muita gente diz que esse é o primeiro passo para que o Twitter se torne o novo Facebook, deixando de lado o seu caráter de tempo real e trazendo à tona postagens antigas, datadas. No entanto,
essa pode ser uma estratégia interessante em especial para os novos usuários, já que o fluxo de mensagens tem se tornado intenso, dificultando acompanhar tudo que se passa por ali.
Na postagem oficial que apresenta a novidade, Paul Rosania, gerente de produto do Twitter, esclarece que essa modificação permite que a rede social possa deixar seus usuários atualizados – ou ao menos informados – sobre o que está acontecendo ao seu redor, independentemente de quanto tempo ele pode investir checando sua timeline, sem que isso chegue a impactar a experiência em tempo real.
A partir de hoje, os usuários do Twitter no iOS já devem ser impactados com os primeiros tuítes do tipo “enquanto você não estava aqui”, e quem acessa o Twitter via Android ou via web deve perceber a novidade dentro dos próximos dias.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie