O Twitter precisa encarar o trabalho hercúleo de permanecer aberto e receptivo a todos os usuários, e ao mesmo tempo proteger as pessoas de trolls maldosos e outros agressores. Isso ficou bastante claro em agosto, quando a filha de Robin Williams recebeu uma enxurrada de replies culpando-a pela morte do pai. Depois, com o #GamerGate, a situação só piorou. Mas, a partir desta semana, a empresa está implementando uma estratégia melhor de segurança.
Antes de tudo, vale lembrar que estas são medidas bastante necessárias, porque os trolls no Twitter são implacáveis. Como dissemos antes:
Infelizmente, não adianta só bloquear o usuário, porque ele cria uma nova conta, e mais outra, e mais outra. A usuária Imani Gandy é perturbada pelo mesmo troll há tempos, e diz: “já bloqueei pelo menos mil contas dele nos últimos dois anos”.
Os trolls do Twitter são implacáveis: no ano passado, diversos usuários criticaram uma mulher por querer colocar a imagem de Jane Austen em cédulas britânicas. Ela disse que recebia pelo menos uma ameaça de estupro por minuto. Depois disso, a rede social ganhou o botão “Denunciar Abuso”, mas ele ainda não resolve.
Agora, o processo de denunciar conteúdo ofensivo foi simplificado, e requer menos informações para o usuário fazer uma reclamação. O blog oficial do Twitter descreve as mudanças:
Nós estamos melhorando o processo de denúncia para facilitá-lo em dispositivos móveis, pedindo menos informações iniciais e, no geral, tornando mais simples o processo de sinalizar tweets e contas para supervisão. Estas melhorias também ajudam a denunciar abuso que ocorre com outras pessoas, não necessariamente com você.
Isto funciona assim (clique em “play” e no botão “tela cheia”):
Starting today we're rolling out an improved way to flag abusive Tweets. See how it works. https://t.co/Yf6cStz0z1
— Twitter Support (@Support) December 2, 2014
Mas não adianta denunciar usuários se o Twitter não fizer nada com a denúncia. Então, com o objetivo de agir mais rápido, a rede social fez algumas mudanças nos bastidores – a primeira de muitas – “melhorando as ferramentas e processos que ajudam a moderar tweets e contas”.
Além disso, as configurações do Twitter vão ganhar uma nova página de perfis bloqueados, que mostra uma lista de todos os babacas e ex-namorados(as) que você bloqueou ao longo de seu tempo na rede social: