Serviço de microblog mais usado no mundo, o Twitter deve enviar milhares de emails para contas suspeitas de terem passado por fraude. Até aí, nada fora do padrão. Exceto quando a companhia dispara mais mensagens do que o normal e acaba deixando um grupo de internautas receoso de que a conta tivesse sido invadida. Eles tiveram de vir a público explicar ocorrido.
De acordo com um porta-voz ouvido pelo site americano ZDNet, o microblog enviou as mensagens de recuperação de conta para mais usuários do que o originalmente planejado.
“Como parte de nosso compromisso, em momentos nos quais acreditamos que uma conta foi comprometida, nós zeramos a senha e enviamos um email para avisar ao proprietário dela que isso aconteceu, acompanhado de informação para criar uma nova senha.”
Nós ainda não sabemos quantas pessoas foram afetadas pela situação, mas a repercussão nas redes sociais (em especial no próprio Twitter) leva a crer que, de fato, foi um número bem acima da média.
Segurança nunca é demais. Diversos especialistas na área pedem que os usuários troquem de senha com frequência para evitar transtornos depois. Porém, quando muita gente recebe a mensagem de que a senha passou por reset, não é incomum ficar na dúvida se o contato foi legítimo ou uma tentativa de phishing scam ou similar.
O Twitter pediu desculpas pelo envio das mensagens. Só não está claro se vai restaurar para a senha antiga daqueles que seguiram as orientações e trocaram a combinação para fazer o login no site.
Twitter zerou a senha de usuários ‘sem querer’