A tripulação bem real de seis passageiros da bem real Agência Espacial Europeia finalmente terminou sua bem falsa missão para marte. Eles ficaram os últimos 18 meses — 520 dias! — trancafiados dentro de uma nave espacial falta em Moscou, apenas como forma de simulação.
Você sabe quanto tempo tem 18 meses? Você sabe quão diferente o mundo está?! O iPhone de 18 meses atrás se parece… bem, com o mesmo que foi lançado há um mês. Parece que as pessoas que aceitaram ficar 520 dias fora de suas vidas em uma missão falsa não perderam muita coisa.
Mas deve ter sido um inferno passar o tempo todo com as mesmas cinco pessoas por um ano e meio. Se bem que isso parece bastante com o que chamamos de colégio. Imagino que o cérebro de todos deu nó — eles ficaram em um complexo sem janelas e selado em que o único contato com o mundo exterior era “por meio da internet e por linhas telefônicas que tinham um delay de 20 minutos para simular o tempo necessário para os sinais de rádio chegarem”. Eles só podiam tomar banho uma vez por semana. Eles só comiam comida enlatada. Tudo isso para provar que humanos podem resistir a 520 dias de “missão”. E agora eles estão de volta!
Pior de tudo é que mesmo depois que os falsos astronautas saíram da capsula, eles não podem encontrar seus amigos e amados, já que precisam ficar mais quatro dias isolados para evitar doenças. É tanta falsidade nesse mundo que eu nem sei mais o que é de verdade. [ESA, Guardian]