Manter um blog não significa apenas produzir conteúdo, e não estamos falando da qualidade do conteúdo. Um blogueiro que se preze deve se preocupar também com fatos como o posicionamento de sua página nos buscadores. Você já pensou em quantas pessoas podem cair em sua página por meio da procura por palavras-chave? Manter um bom SEO não é difícil, contudo exige cuidado e atenção – detalhes que passam facilmente desapercebido pela gente podem fazer toda a diferença no posicionamento no buscador de sua preferência. Brian Rice, do Business 2 Community, publicou uma série de dicas que possam te ajudar a popularizar seu blog e dar uma turbinada na visibilidade dele na web. Olha só:
– Título: tudo começa com uma boa chamada. Além de o título ser determinantes para o internauta clicar ou não no post, ele é a principal ferramenta que os buscadores utilizam para encontrar sua publicação. Ou seja, coloque informações relevantes no título, palavras que tenham peso na hora da busca. Para não errar, você pode utilizar o Google Trends e saber o que é mais procurado no buscador. Você sabia que o termo “startup” é infinitamente mais procurado que “startups”? Fique atento a esses detalhes.
– Texto: concentre as principais informações e frases no primeiro parágrafo, melhor ainda se for nas duas primeiras linhas, que é onde as ferramentas de busca procuram informações.
– Imagem: sempre coloque imagens em seus posts. Além de ficar mais agradável, ele também aumenta suas chances de ser encontrado. As imagens devem ser colocadas no lado superior esquerdo da página, que é por onde os buscadores fazem as pesquisas.
– Comentários: estimule sua audiência a participar do blog. Além de escrever textos convidativos, interaja com os leitores. Apesar de parecer óbvio, as pessoas gostam quando não são ignoradas e passam a ser frequentadoras assíduas do blog, além de divulgar para outras pessoas.
Viu como é simples? O Business 2 Community também publicou um infográfico para te ajudar a visualizar todas essas dicas.