Ainda que eu goste muito de ler, conseguir parar com um livro na mão e ler por horas a fio tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. No meio da leitura, pisca o celular com uma mensagem, toca um app social, apita uma novidade e eu acabo sendo levada para fora da minha leitura. Meus momentos de microtédio em filas e salas de espera, ao invés de serem preenchidos com algumas boas páginas de leitura, acabaram sendo sugados por uma rolagem infinita de postagens das minhas timelines sociais.
Provavelmente observando esse comportamento, a Penguin Companhia das Letras lançou o Tweet for a Read, um marcador inteligente que é capaz de perceber quando você deixou seu livro de lado por muito tempo, e que te avisa via Twitter, te convidando a voltar onde você tinha parado naquela leitura.
A criação da agência Mood inseriu nesse marcador um sensor de luz, um timer e um nano computador com Wi-Fi, permitindo que ele detecte se você passar mais de uma semana sem abrir o livro. Se isso acontecer, o autor da obra te envia um tuíte dando aquele puxão de orelha incentivo para você retomar a história.
Para mim, parece a associação perfeita para trazer leitores do digital para o mundo de papel, e certamente funciona como um bom ‘alarme’ para se delongar demais para encerrar uma história. Até eu preciso de um desses com urgência, para me lembrar de deixar as redes sociais de lado um tantinho e me perder nas páginas de bons livros.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie