Numa madrugada qualquer dos anos 90 meu tio caiu no sono enquanto instalava Windows 95 em um Intel Pentium 100 Mhz. Isso mudou minha vida pra sempre.
Esse é um post patrocinado pelo Rico.com.vc, o texto foi escrito por mim e conta parte da minha história.
O que é ser Rico pra você?
Quando eu tinha uns 6 anos de idade, morava no Gama, DF, uma cidade a 44km de Brasília, pobre e violenta, a inflação era cruel e o desemprego alto, talvez você lembre melhor do que eu dessa época.
Meus tios começaram a comprar brinquedos no Paraguai para vender em Brasília, os famosos muambeiros. Brinquedos são muito volumosos e geram baixo retorno na revenda, a polícia os pegava constantemente e eles perdiam toda a mercadoria, inclusive foram presos uma ou duas vezes perto da fronteira, lembro com tristeza daqueles difíceis dias para minha família. Com o tempo, meus tios aprenderam que se comprassem peças de computador no Paraguai e montassem o dispositivo no DF, o lucro seria muito maior. As peças de computador são muito menores que os brinquedos e o valor agregado de se montar o computador (e não apenas comprar e revender brinquedos) gerava mais retorno.
No meio dos anos 90 eles começaram a vender computadores, a divulgação era feita com o boca-a-boca dos clientes e a demanda era alta naqueles dias de dólar baixo. A rotina deles era muito puxada, durante o dia entregavam computadores novos na casa dos clientes, durante a noite e madrugada, montavam e configuravam os computadores a serem entregues no dia seguinte.
Meus tios usavam a casa da minha avó como base operacional, CPUs, placas e HDs espalhados pelos cômodos, caixas de kits multimídia Creative Sound Blaster empilhados. Lembro bem de folhear os manuais em inglês, aprender uma palavra aqui, outra acolá, lia também as apostilas de IPD (Introdução ao Processamento de Dados), que eram material didático nos cursinhos de informática da época. Eu tinha 8 anos e, como menino curioso que era, vivia em volta deles perguntando, fuçando e, às vezes, quebrando algo e tomando uns cascudos merecidos.
Com uma rotina tão intensa, vendendo computadores durante o dia e montando os do dia seguinte na madrugada, meus tios constantemente caiam no sono enquanto aguardavam a instalação do Windows 95. Um dia um deles caiu no sono no início do processo de instalação e, quando acordou, Windows, Office, Print Artist e tudo mais que deveria ser colocado no computador estava lá, instalado e pronto para a entrega. Eu, com 8 anos de idade, tinha observado o trabalho deles até aprender a montar os computadores e instalar os softwares.
Durante minha adolescência meus tios legalizaram suas atividades profissionais, eu aprendi a programar e, 12 anos depois daquela madrugada, aos 20 anos de idade, criei uma empresa de tecnologia de publicidade.
Hoje, após 5 anos de trabalho de ótimos profissionais, nossa empresa recebeu milhões de dólares em investimentos da Monashees Capital e da Intel Capital, tem 60 funcionários, os melhores executivos do mercado, atende 30 mil clientes em 200 mil sites e impacta o dia-a-dia de 65 milhões de brasileiros, uma audiência maior que a de portais como o R7, iG e Terra, por exemplo. Ainda não estou financeiramente rico, meu carro é um Fiat Uno 2002 com a pintura descascada, eu e minha noiva pagamos aluguel todo mês e juntamos dinheiro o ano inteiro para viajar. Apesar de ter um nível de conforto pessoal que nunca tive, não me acomodo pois acho que ainda há muito a ser feito.
O que essa história tem a ver com riqueza? Tudo. Riqueza de estímulos. Aqueles dias cercados de peças de computador e manuais em um idioma desconhecido foram cruciais para a criação da minha empresa 12 anos depois.
Eu ainda não sei como é ter dinheiro em abundância, mas já sei que um ambiente rico em estímulos é muito melhor para uma mente criativa do que uma montanha de dinheiro a serviço de uma mente medíocre. É com essa riqueza que vou criar meus filhos.
Deus me deu duas pernas que é pra poder caminhar
Me deu inteligência pra poder raciocinar
Se não me deu dinheiro é que não vou precisar
Músico Projota na música Rato de Quermesse.
Eu sempre tive vontade de investir no mercado de ações, não deve ser tão complicado com o apoio de empresas como a Rico.com.vc, eles mostram que investimento não é só o dinheiro que se guarda, mas como você o investe para viver.
O que é Rico
O Rico é o portal para investir em ações, títulos públicos e futuros de maneira fácil, segura e eficiente. As ferramentas e conteúdo atendem as necessidades de cada perfil de investidor (iniciante ou já investidores) e podem ser personalizados para que você tenha um ambiente de investimentos ideal para os seus objetivos.
<!– em>Esse post faz parte de uma série patrocinada pelo Rico.com.vc, o próximo texto será escrito por minha amiga Mirian Bottan no Substantivolátil, corre lá!</em –>