O grupo de estudos londrino Gravity desenvolveu um sistema que cria designs digitais usando blocos de LEGO. Encaixando peça por peça, o resultado é um modelo 3D visualizado em tempo real.
O sistema, chamado LEGO X, usa peças equipadas com sensores e um aplicativo mobile que decodifica sinais enviados – localização, posição e orientação da peça. Esses dados são usados para renderizar o modelo digital 3D.
Cada tijolo de LEGO é monitorado individualmente. Assim, movimento e rotação física são espelhados no design digital, o que garante total fidelidade com o que foi criado com as mãos. Ao encaixar e posicionar cada peça, ele entende quais formas estão sendo construídas e permite que o usuário controle os parâmetros. Usando o aplicativo, é possível suavizar cantos, modificar estruturas e incluir detalhes.
Oluwaseyi Sosanya, do Gravity, conta que o sistema funciona como uma rede de peças inteligentes.
Projeto transforma LEGO em rede de peças inteligentes e navegáveis.
Nesta fase de prototipagem, foi usado LEGO de tamanho maior. Enquanto o projeto busca investimento, a produção se concentra em adaptar os sensores para blocos de tamanho padrão. Além disso, a função de exportação para impressão 3D está sendo aperfeiçoada.
Aplicar sensores em LEGO não é novidade na cultura maker, mas o lançamento de um kit pronto para ser usado sem qualquer conhecimento do assunto abre muitas portas.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie