A participação da terceira idade na internet cresce vertiginosamente. Compras online, pesquisas sobre viagens, notícias e transações bancárias são alguns dos serviços preferidos por mais de 70% dos idosos, público que cresce a cada ano. Em 2008, havia mais de 470 mil idosos brasileiros com acesso à internet, representando menos de 2% dos internautas, conforme o IBGE. No ano seguinte, esse público subiu para 5% e, já no fim de 2011, chegou a 7%, conforme dados da comScore Brasil.
A nova geração de idosos também está atenta às novidades e também mais receptiva ao mundo digital e às redes sociais. Conforme pesquisa do QualiBest, 71% deles declararam acessar redes como Facebook, Twitter e Orkut. Para o diretor-presidente da Web Consult, Leonardo Bortoletto, as pessoas com mais de 50 anos estão reinventando a maneira de interagirem com o mundo, mostrando que a internet também pode ser uma grande aliada. “Aos poucos, vencem o medo da tecnologia e ganham uma importante ferramenta para o fortalecimento da cidadania. A terceira idade já apresenta boa contribuição de conteúdo em mídias sociais e nos índices de vendas em turismo, saúde, beleza e comércio eletrônico”, afirma Bortoletto.
O mercado de e-commerce também atrai esse público. Atualmente, 25% dos e-consumidores têm mais de 50 anos, segundo dados da e-bit. “A terceira idade tem consumido muito e variados serviços virtuais. O acesso às redes sociais também é um fator influenciador para a decisão da compra a partir da indicação e posts positivos dos produtos”, completa Bortoletto. O diretor da JN2 e-commerce solutions, Leonardo Neves, explica que as lojas virtuais que se preocupam em facilitar a navegação do usuário estão sempre prontas para atender a esse público. “As lojas virtuais mais rápidas e fáceis de navegar são as que investem continuamente em melhorar a experiência do usuário na sua loja. Essas são as que concentram as maiores vendas, inclusive entre o público com mais de 50 anos”, esclarece Neves.
Há quatro anos, o Colégio e Faculdade COTEMIG incluiu um curso de informática gratuito para a terceira idade entre seus projetos sociais. “O projeto é realizado uma vez ao ano e inicialmente, o objetivo era ensinar o manuseio do computador, mas percebemos que o principal interesse estava na internet. Hoje, a maior parte do curso é focada no ambiente virtual, para que aprendam a criar conta de email, acessar as redes sociais, fazer pesquisas, compras e interagir com outras pessoas. Temos o cuidado de orientá-los sobre a navegação segura, uma vez que ainda não estão acostumados com esse universo e a percepção, muitas vezes, ingênua, levam a links desconhecidos para compras em páginas não confiáveis etc”, explica Maurício Ribeiro, diretor da Faculdade COTEMIG.
Via divulgação Zoom Comunicação.