Pequeno detalhe que passou despercebido no lançamento do iPad Air 2. Trata-se do Apple SIM. Na hora que você liga o seu iPad, não precisa mais colocar um cartão de operador de celular.
Agora, você escolhe um operador a partir de uma lista no seu próprio aparelho. No lançamento nos EUA aparecem três operadores: AT&T, Sprint e T-Mobile. Se você viaja, chegando no local de destino, você abre o seu iPad e escolhe um novo operador.
Qual é o próximo passo? No Brasil a gente já tem portabilidade de número de celular, isso acontece em outros pontos do mundo. Imagine que a Apple crie uma MVNO (Mobile Virtual Network Operator) que o número de celular é vinculado a Apple e não a sua operadora.
Neste ponto a Apple tornou commodity a operadora de celular, a única coisa que o impedia de trocar de celular (a chatice de fazer portabilidade) já foi resolvido. Você está dissociando a sua identidade (# de celular) do tráfego de voz e dados. Não gostou de uma operadora, vai no menu do seu iPad / iPhone e troca por outra. Talvez a conta seja inclusa no seu próprio iTunes.
Não se esqueçam. Steve Jobs chamou operadoras de telefonia de orifices.
O post Usuários de iPad poderão escolher operadora na hora e trocar quando quiserem apareceu primeiro em Startupi.com.br.