Ambição não faz mal a ninguém, mas tem que ser na medida certa. Uma empresa sem metas definidas não vai muito longe, mas fazer planos mirabolantes sem saber exatamente como chegar lá também não ajuda. Só que, na hora de definir metas para uma startup, fica difícil resistir a essa tentação e a maioria desses objetivos acabam virando frustrações para o empreendedor e toda a equipe. Mas e aí? Melhor abandonar tudo e começar outra vez? O Dumb Little Man diz que não. E ainda aposta em algumas técnicas para não exagerar nas expectativas e manter o planejamento sob controle.
– Passo maior que a perna. Metas ambiciosas são lindas no papel, mas sem planejamento elas só aumentam a chance de você desistir no meio do caminho e ainda acabam com a motivação da equipe. Para evitar isso, divida o projeto em partes e se concentre em uma de cada vez ao invés de ficar imaginando o plano concluído.
– Todo dia é dia. Programe-se para fazer um pouco por dia. Faça uma reunião, tome uma decisão importante ou cuide dos detalhes, qualquer coisa. Mas mexa com seu projeto todos os dias e cuide para que sua equipe faça o mesmo.
– Comemore sempre. Não espere o projeto ficar pronto para celebrar com sua equipe. Claro que esse momento vai exigir uma comemoração maior, mas cumprimentar os funcionários por cada meta atingida motiva e inspira muito mais, além de dar chance para que outras ideias surjam e melhorem os planos.
– Aprenda com os erros. Se os acertos devem ser comemorados, os erros devem ser corrigidos e servir de exemplo para futuras decisões. Por isso, não deixe de conversar com a equipe quando algo der errado ou os resultados estiverem abaixo do esperado.
– Pausa para o café. Não precisa exagerar no ritmo. Se sentir que seu corpo está cansado, pare. Uns minutos de relax por dia não vão atrasar seus planos e fazem maravilhas pela sua produtividade.