Em 2004, o veículo Opportunity da NASA aterrissou em Marte para o que deveria ser uma missão de 90 dias. Neste fim de semana, ele completou onze anos de atividade no planeta vermelho.
O rover tem se afirmado como uma maravilha da engenharia, e viajou por quase 42 km sobre a superfície marciana, mais do que qualquer outro veículo de superfície fora da Terra. Sim, um instrumento feito pelo homem percorreu quase uma maratona completa na superfície de outro planeta.
Para esta ocasião especial, o JPL (Jet Propulsion Laboratory) da NASA montou um pequeno vídeo, detalhando algumas das realizações marcantes do rover.
O Spirit – veículo irmão do Opportunity – pousou em Marte três semanas antes, mas a NASA perdeu contato com ele em 2010. Até a chegada do Curiosity e seu monte de instrumentos em 2012, o Opportunity continuou trabalhando, explorando a gigante pedra vermelha, primeiro na cratera Victoria, depois se movendo em direção à cratera Endeavor.
E o Oppy ainda está passeando por aí e tirando fotos, como este panorama de 6 de janeiro, que a NASA divulgou há alguns dias: