Quão próximo da Terra o asteroide 2005 YU55 passou? Não perto o bastante para deixar nossa civilização em pânico, mas perto o bastante para criar bons vídeos. Como esse curta mostrando a trajetória dele, gravado pelo satélite Swift, da NASA.
O telescópio óptico/ultravioleta do Swift começou a registrar o movimento do asteroide pouco antes de sua aproximação máxima da Terra:
Seis horas depois, às 3h EST em 9 de novembro, o Swift começou uma exposição que capturou o asteroide passando pelo Grande Quadrado da constelação de Pégasos. A rocha de magnitude 11 estava a 530 mil quilômetros de distância e se movendo a 39.100 kmh pouo mais de uma hora após sua aproximação máxima da Lua.
O 2005 YU55 é classificado como um objeto espacial potencialmente danoso. O real perigo, no entanto, não virá antes do próximo século. A NASA colocou os cientistas do Swift na missão, apesar de a função principal da nave não ser o acompanhamento de asteroides ou cometas, e sim para analisar explosões de raios gama. Mesmo assim, a equipe do Swift ajudou a entender a composição do YU55 ao analisar como sua superfície refletia a luz. Assim, especialistas podem aaliar se os reflexos quentes da luz solar podem produzir força suficiente para modificar a trajetória da rocha no futuro, o que aumentaria a possibilidade de um encontro fatal com nosso planeta. [NASA]