Se você já imaginou alguma vez como os filmes são divididos em movimentos e cores, cena por cena, seu sonho se tornou realidade. O Cinemetrics é um projeto que decodifica e transforma filmes em infográficos, como você pode ver no vídeo.
Cria do cérebro do designer gráfico Frederic Brodbeck, o Cinemetrics é uma tentativa de criar uma “marca” visual para os filmes. Ele analisa a estrutura, a cor, as falas e os movimentos dos filmes, e então os transforma em representações gráficas que podem ser comparadas lado a lado.
Ele utiliza dados de DVDs — vídeo, áudio e legendas — e então os processa, frame por frame. É um esquema que consome muito tempo, mas os resultados são fascinantes. As marcas criadas por Brodbeck parecem um pouco com um gráfico de bolo, mas não pense que é só isso. O tamanho do anel quebrado representa a duração do filme, e os segmentos são as tomadas separadas.
O movimento dos segmentos representam o movimento dentro de um frame, e as matizes representam a paleta de cores que cria a cena. Eu achei a variação de cor com o tempo bem interessante, principalmente quando você vê filmes diferentes um do lado do outro. O filme dos Simpsons, por exemplo, tem uma construção bem estranha.
Em seu site, Brodbeck explica:
“Não apenas entusiastas do cinema e pessoas que estudam cinema podem se beneficiar, mas também pessoas comuns podem usar o sistema para ter uma visão alternativa dos filmes, criando uma nova e interessante forma de escolher o próximo filme por meio de um critério formal. Por exemplo: ‘Eu não quero ver esse filme escuro cheio de movimentos, esse colorido com um monte de palavras faladas me parece muito mais interessante.”
Seja lá para qual fim o sistema seja usado, eu fico feliz com sua existência. [Frederic Brodbeck via Flowing Data]