A National Science Foundation, órgão americano que financia pesquisas científicas, preparou um vídeo com as demonstrações mais bacanas de superfícies hidrofóbicas em ação. Esses materiais apresentam propriedades extremas de repelir a água, e podem moldar nosso futuro.
Entender como líquidos interagem com materiais diferentes pode levar a processos e produtos mais eficientes e de custo menor, e pode até mesmo levar a asas de avião impermeáveis ao gelo e janelas autolimpantes.
Superfícies hidrofóbicas são inspiradas na natureza: no vídeo acima, você verá gotas saltando de uma folha de lótus, e de uma asa de borboleta. Cientistas querem reproduzir isso em laboratório, e vêm conseguindo: no ano passado, foi criado um novo material que repele água como nenhum outro.
>>> [Review] NeverWet, o spray mágico que torna tudo à prova d’água
Além de permitirem roupas e calçados que sujem menos, as superfícies hidrofóbicas podem ser úteis até na medicina. Da NSF:
“Imagine que você quer levar gotas de sangue, ou água, ou qualquer líquido para um determinado local”, explica [Constantine] Megaridis. “… o líquido viaja através de uma tira, e acaba se acumulando em um tanque de armazenamento de líquidos na superfície.” O tanque de armazenamento pode conter um agente reativo: uma equipe médica pode utilizar tiras descartáveis em campo para testar amostras de água e ver se têm E. coli, por exemplo.
Enquanto essas aplicações não viram realidade, temos este vídeo para ver gotas de água fazendo loucuras nessas superfícies. [YouTube via NSF]
O post Veja os truques inusitados de gotas d’água em superfícies hidrofóbicas apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.