Quando você os vê nos hospitais, os scanners de tomografia computadorizada se parecem com coisas vindas diretamente de Star Trek. Mas quando eles estão sem a cobertura plástica, suave e futurista, eles se parecem com partes de um motor velho de Battlestar Galactica.
Mas a coisa mais fantástica é como isso funciona. Você não acredita no quão rápido essas coisas rotacionam. É maluquice.
De acordo com a descrição do usuário do Reddit que publicou a imagem:
“O canto superior esquerdo tem um tubo de raio-x real. Abaixo, à direita, está o imager — é o que, basicamente, funciona como ‘filme’ digital para o scanner de tomografia computadorizada. A caixa acima, à direita, é provavelmente o motor que faz a coisa toda rotacionar. Ah, e a propósito… essa máquina gira em torno de você a uma velocidade altíssima. É por isso que ela precisa ser nivelada e equilibrada, porque se ela estiver fora da compensação, ela começa a fazer uns barulhos bem desagradáveis até quebrar os rolamentos. Eu trabalhava com essas coisas há uns cinco ou seis anos. Este é mais moderno do que os que eu operava, mas o conceito é o mesmo.”
Os scanners de tomografia computadorizada produzem fatias bidimensionais de corpos humanos (ou de qualquer outra coisa) usando raios-x. Essas secções podem ser examinadas por médios tanto em suas formas originais quanto como parte de modelos tridimensionais criados usando dados de cada fatia juntos. [Reddit]