Basta ter um pendrive de pelo menos 4 GB. Essa é a proposta da Embratel para uma nova funcionalidade do serviço de televisão por assinatura que a operadora oferece: conectar o pendrive no decodificador e imediatamente começar a gravar o programa que está passando, como se fosse um daqueles decodificadores poderosíssimos empregados na TV de alta definição.
O serviço chamado de PENVR ainda não foi anunciado oficialmente. O Tecnoblog obteve acesso a informações que revelam como ele vai funcionar.
A Via Embratel repassou para seus técnicos a orientação de que basta espetar o pendrive no receptor para já ativar o PENVR. Pode ser qualquer pendrive, desde que tenha pelo menos 4 GB de espaço livre. Se forem 8 GB, tanto melhor, porque dá para gravar ainda mais programas. Com esse armazenamento disponível dá para gravar até 4 horas de programação, de acordo com material publicitário da companhia.
Alguns dos recursos presentes nos decodificador mais poderosos também funcionam com o Via Embratel PENVR. Por exemplo, o assinante poderá pausar a exibição daquele filme incrível da Sessão da Tarde para ir ao banheiro. Na volta, basta dar play novamente para retomar a atração do ponto em que parou. A Via Embratel vem chamando o recurso de Pausa Ao Vivo.
O agendamento também é possível. Para gravar todos os capítulos da novela das nove é preciso ir nos ajustes do decodificador e configurar para que o PENVR seja ativado às nove e tantas da noite. Claro que, para que o serviço funcione, o pendrive tem que estar espetado no receiver.
O PENVR custa R$ 4,90. Uma vez ativado, o assinante pode utilizar quantos pendrives quiser.
Não tenho informações sobre a proteção dos arquivos salvos no pendrive. O mais provável para esse tipo de situação é que os vídeos sejam armazenados com proteção via DRM. Procurada por este repórter, a Via Embratel ainda não se manifestou sobre o assunto.
Artigos relacionados:
- Anatel quer proteger Embratel do Skype e similares
- Lion no pendrive custa R$ 200
- Claro, NET e Embratel anunciam integração de serviços
Via Embratel permite gravar programação direto no pendrive