É oficial: o espaço publicitário do Super Bowl 2015 está completamente vendido, o que significa cofres cheios para a NFL e NBC, que este ano pediu US$ 4.5 milhões por cada 30 segundos. E se essa notícia não parece importante, o Merigo explica que é, sim, neste texto. Agora, se você quer entender como é que chegamos até aqui, basta assistir ao vídeo criado pela Fast Company, que explica a evolução da marca Super Bowl ao longo dos últimos 49 anos.
No primeiro Super Bowl, por exemplo, o valor do espaço publicitário foi o equivalente a atuais US$ 166 mil por 30 segundos. Ao longo dos anos, a marca foi introduzida na cultura pop ao ser citada em programas de TV, e em 1983, iniciou-se uma tradição de estrear séries logo após o jogo. A primeira delas foi Esquadrão Classe A.
Em 2013, uma pesquisa comprovou que a maioria das pessoas assiste mais aos comerciais do que o jogo em si, e hoje para cada 60 minutos de atletas em campo, há 45 minutos de publicidade.
Para quem quer dar um passo além e entender melhor o jogo, a evolução da tecnologia utilizada dentro e fora de campo, quem foram os melhores jogadores ano a no e qual o time do coração de algumas celebridades, vale conferir a série de infográficos disponibilizados no site da ESPN, com produção da Royalpixel.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie