X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Você conhece o método de processos ágeis?


postitsO nome dessa filosofia de administração já é atrativo para qualquer empreendedor que tenha dificuldade em fazer as coisas fluírem dentro da sua empresa: “Gerenciamento Ágil de Projetos”. Nascida da cabeça de engenheiros do Vale do Silício no final da década de 1990 e começo dos anos 2000, essa escola ganhou um marco definitivo com o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software, de 2001, que pode ser lido em português neste link: http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/.

“As metodologias ágeis têm como origem um manifesto criado por um grupo de engenheiros que atuavam no Vale do Silício, nos EUA, e também no Canadá, em grandes empresas como a IBM e a Microsoft”, conta Anderson Nielson, diretor de peopler na  Chaordic, uma empresa de softwares que tem sede em Florianópolis e adota o método. Segundo Nielson, esse grupo buscou referências na indústria metal-mecânica, principalmente no modelo de Lean Manufacturing (ou Manufatura Enxuta) criado pela fabricante japonesa e carros Toyota.

O objetivo era encontrar uma forma mais humanizada de trabalho, que concedesse mais voz aos profissionais que desenvolviam os softwares e também para o cliente final, que realmente vai usar o produto a ser desenvolvido, diz Nielson. “O objetivo é eliminar o desperdício, que é  entendido como qualquer coisa que não agregue valor ao que está sendo produzido, como reuniões em excesso ou documentação demais”, explica.

Para o diretor, uma das grandes vantagens é a transparência no fluxo de informação e a rapidez no feedback, já que todo o desenvolvimento do processo é compartilhado pelo time que trabalha no projeto.

Além das empresas de software e tecnologia, a metodologia de processos ágeis já é adotada em ambientes criativos, como agências de design e publicidade. Nielson diz que já viu a filosofia ser adotada dentro de hospitais para planejar rotinas e processos.

Dentro dessa ideia de processos ageis, várias metodologias foram ganhando força. Uma das mais conhecidas é o SCRUM, mas há também a Crystal e XP, entre outras.

Conheça, de forma geral, algumas rotinas e metodologias dos processos ágeis:

Stand Up Meetings: Reuniões diárias, em pé, com duração máxima de 15 minutos. O encontro é feito sem conforto para que não se estenda e ocorre em torno de um quadro que tem o resumo do projeto. Em geral, essas conversas são em torno de três perguntas:

1) O que fiz até hoje?

2) Quais são os nossos principais desafios e dificuldades?

3) O que será feito até amanhã?

Neste quadro, os post-its são usados como ferramentas para organizar a evolução do processo. Segundo Nielson, eles são usados porque a ideia é que se pare de perder tempo buscando as melhores ferramentas em prol da agilidade. “O tempo de anotar num post ir é menor do que abrir um arquivo no Word, por exemplo”, diz.

Se você quiser se aprofundar mais, seguem algumas referências de livros e textos:

“A Meta – um Processo de Melhoria Contínua” – Eliyahu M. Goldratt, Jeff Cox

“Extreme Programming Explained: Embrace Change” – Kent Beck

“Official SCRUM Guide” – Ken Schwaber and Jeff Sutherland

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot