Em uma empresa nova, que está crescendo, todo mundo faz de tudo um pouco. Isso cria um ambiente de trabalho bem atribulado, em que é difícil prestar atenção no que os gestores estão fazendo e planejando – afinal, eles também estão com a mão na massa.
Assim, a figura do dono da empresa vai se apagando da memória recente de seus comandados, o que enfraquece não só a sua autoridade mas também a empatia necessária para que todo o seu time trabalhe afinado para cumprir seu objetivos.
Para manter a equipe em sintonia com suas estratégias e em clima de colaboração com os colegas, o empreendedor deve ser um rosto presente e captar a atenção de todos.
Não é uma tarefa fácil em meio a tantas distrações, mas dá para chegar lá com ações simples, segundo a consultora americana Linda Dulye, especialista em comunicação nas empresas. “Pessoas que cativam a atenção alheia fazem com que os outros pensem nelas, e isso cria uma conexão”, afirma Dulye.
Em um artigo publicado no site da Fox Business Center, ela mostra quais são os sete passos essenciais para os empreendedores afinarem a comunicação com toda a equipe e se tornarem inesquecíveis – no bom sentido.
1. Mostre a cara
Nem sempre o chefe pode estar presente em reuniões, mesmo que elas sejam importantes. Nesses casos, é preciso recorrer a uma conexão virtual, como o Skype, ou a redes sociais, como o Google Hangout. “Vivemos em um mundo visual, por isso ver uma pessoa ajuda a criar memória e uma impressão duradoura”, afirma Dulye.
2. Seja presente
Smartphones são uma mão na roda, mas dificultam muito a tarefa de se manter focado física e mentalmente no que outra pessoa está falando. É uma raridade encontrar alguém que não esteja colado ao celular mandando mensagens, checando e-mails ou baixando um app novo. Essa atitude transmite desinteresse – é melhor deixar o telefone fora do raio de visão e não pensar nos e-mails.
3. Tenha história para contar
Quem fala com alguma frequência sobre algo que aprendeu, tentou ou conseguiu se mantém interessado e interessante para os outros. Pessoas que não são interessantes não são lembradas, por isso é importante compartilhar essas histórias com membros da equipe ao menos uma vez por semana.
4. Demonstre interesse
“O que você pode fazer por mim?” é a questão que está sempre na cabeça das pessoas com quem interagimos. Fale ou escreva uma mensagem que esteja afinada com a expectativa de um potencial cliente ou de colega de trabalho. Lembre-se de que a mensagem não é para você – se ela servir só a seus propósitos não vai gerar interesse nos outros.
5. Treine a voz
Um tom de voz agradável ou animado atrai muito mais a atenção de um funcionário apressado do que um e-mail. Claro que escrever é mais rápido e fácil, mas, por outro lado, com tantas demandas na caixa de entrada, as mensagens perdem importância e não são nada memoráveis.
6. Seja objetivo
É difícil entender o que você diz? Quem não sabe a resposta deve começar a reparar em como é a reação dos outros a sua comunicação verbal e escrita. Quando as pessoas pedem para repetir um comentário ou para ir ao ponto, é sinal de que o interlocutor divaga demais e é pouco objetivo. Antes de se comunicar, é preciso saber, enfaticamente, qual é a mensagem que se quer passar.
7. Faça elogios honestos
Estudos mostram que as pessoas tendem a ouvir com mais atenção palavras elogiosas. Além disso, notar as habilidades dos funcionários sinaliza que o chefe está prestando atenção e se interessa por seu trabalho. Quem faz o outro se sentir bem deixa uma impressão duradoura.