Como um profissional sabe se está pronto para dar o grande salto e começar seu negócio? Abbie Davies Steinbacher, CEO e fundadora da empresa de bem-estar infantil My First Yoga, afirma que esse começo é justamente a parte mais difícil de ser empreendedora. “Não é o tempo de preparação, o gasto com sonhos, pesquisas e previsões, mas o momento exato em que você se compromete completamente”, diz a empresária em sua coluna no site do Young Entrepreneur Council. “Talvez isso envolva deixar um emprego ou assinar um financiamento – é diferente para cada um. Mas o instante do comprometimento sempre exige assumir um risco pessoal e profissional significativo.”
Não há uma equação científica para determinar o grau de preparação de um futuro empreendedor. Mas, segundo Abbie, aqueles que respondem bem a essas três questões tendem a estar mais prontos para o empreendedorismo:
Eu sirvo para ser empreendedor?
Que tipo de negócio eu devo abrir?
Como eu sei se as pessoas precisam daquilo que meu negócio oferece?
Abbie preparou três dicas que podem ajudar o empreendedor a responder as perguntas acima. Confira.
1. Autoconfiança é tudo. Sozinha, a autoconfiança não assegura seu sucesso como empreendedor, mas seu papel é muito grande. Em grandes empresas, há uma tolerância para o pensamento em grupo, em detrimento da opinião individual, de modo a evitar conflitos. Para se tornar um empreendedor de sucesso, você precisa estar pronto para derrubar ações que só existem para agradar aos outros. Tenha a certeza de que as suas decisões têm como objetivo o melhor para a empresa. E esta confortável ao explicar essas decisões aos clientes que se frustrarem com elas.
2. Jogue com as suas forças. Uma coisa certa sobre o começo de um negócio é que haverá muitos desafios. Então por que não se preparar para eles da melhor maneira possível? Quando estiver decidindo que tipo de negócio vai abrir, comece pela avaliação das suas forças e fraquezas. Pondere cada ideia por alguns dias e determine se elas valorizam as suas forças e minimizam suas fraquezas.
3. Encontre maneiras de testar a demanda de maneira barata. O objetivo é evitar investimentos de dinheiro e tempo em produtos ou serviços para os quais não haja procura. A sua ideia entrega uma solução para um problema comum? Esse é o caso da maior parte das ideias de negócio de sucesso. Depois, encontre o seu mercado-alvo e converse sobre a sua ideia com clientes em potencial, que façam parte desse grupo. Mantenha a mente aberta e lembre-se: feedback negativo não necessariamente significa que sua ideia irá fracassar. Você só precisa repensá-la. E, finalmente, é a hora de testar o mercado com um produto beta – e barato! Não se preocupe em fazer com que essa primeira versão seja perfeita. Ela só tem de ser funcional. Continue a coletar feedback e lançar versões melhores e mais eficientes.