Pensa numa campanha de alguma ONG ou instituição que você tenha visto no último ano. Com certeza virá em sua memória um séria delas (na minha veio AACD 404, GRAAC Like Store e o Like is Life). Mas vi uma atualmente que chamou a minha atenção.
O Banco de Alimentos de Assunção, no Paraguai, fundação que tem como objetivo combater a fome, lançou um projeto chamado Hunger Delivery.
Eles resolveram utilizar as pizzarias delivery como ponto de partida para o seu discurso e como canal para tornar tudo real.
“Para muitos, matar a fome é tão fácil como pedir comida num delivery.”
E é assim que a polêmica começa.
Eles fizeram uma parceria com duas das principais pizzarias da cidade.
Em uma sexta-feira à noite, quando os pedidos por pizza são muitos, um fenômeno aconteceu: as pizzarias entregaram todos os seus pedidos muito ATRASADOS. Como era esperado, os clientes ligaram reclamando, desesperados, famintos e insatisfeitos com tudo aquilo que estava acontecendo.
Depois de um tempo, o fator surpresa chegava junto com o pedido atrasado: ao serem entregues as pizzas, os clientes eram impactados com uma mensagem direta:
“Você entende o que é fome, quando está com fome. A sua comida chegou tarde, mas a comida de muitos nunca chega.”
A grande ideia está em fazer com que as pessoas vivenciassem a fome, transformando essa experiência negativa em um momento inesquecível.
Só assim, a fundação conseguiria passar uma mensagem forte e marcante.
Como recompensa de todo o “sofrimento” vivido, os clientes ganhavam a pizza como cortesia da fundação, que aproveitava o momento para pedir doações.
No final, as doações aumentaram em 50 toneladas de alimentos para mais de 13.000 crianças e idosos em abrigos.
Uma forma simples de passar uma mensagem e abraçar uma causa. Mas também ousada por um parceiro (pizzaria) aceitar em deixar o seu serviço negativo para seus clientes.
Experiência é tudo. Tudo por uma boa causa.
A ação é da OniriaTBWA.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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