Nós, empreendedores, cometemos erros a dar com pau. É um erro atrás do outro, as vezes sem perceber, as vezes acumulando erros que vão nos desviando mais e mais do caminho original que deveríamos atingir. Dá para perder a conta dos erros que cometemos. Ou pior, dos erros que não admitimos que cometemos.
Alguns deles:
1. Nós complicamos muito as coisas simples
Você abre a empresa para ser revendedora de software, mas pouco tempo depois você passa a revender hardware porque é estratégico, serviços porque é modinha, soluções porque é a tendência. A coisa toda vira outra coisa, tão confusa e complexa que você não consegue mais descrever o que você faz exatamente, e pior, nem os funcionários, e muito menos os clientes.
Se fosse capaz de reconhecer o erro, cortar o que não interessa, a empresa lucraria mais, cresceria muito mais rápido. Pareto vale para tudo, e vale para a tua empresa. 80% das suas vendas vem hoje de 20% dos seus produtos ou serviços. Portanto, corta fora 30% do que você faz que ninguém vai sentir falta, muito menos você.
A comédia da coisa toda é que nos recusamos a cortar coisas que na verdade nem fazemos direito. Você tem que simplificar as coisas. Ponto.
2. Treinamento zero
Eu sei que nas pequenas empresas o tempo parece passar mais rápido, os recursos parecem ser mais escassos, tudo parece faltar. Mas uma coisa que não pode ficar de fora do dia-a-dia é treinamento & educação da galera.
Vendedor tem que fazer treinamento de vendas, marketeiro tem que assistir palestras de marketing, o cara do financeiro tem que assistir a palestras sobre contas a pagar e receber, o empreendedor tem que se submeter a sessões de troca de idéias com outros empreendedores. Faça online, faça presencial, faça fora do país, invista em educação, é o investimento mais fodástico que você poderia fazer na sua empresa.
Nós precisamos de melhores pessoas, pessoas mais preparadas, mas infelizmente a nata da nata não tá muito afim de trabalhar em pequenas empresas. Portanto, a galera que você precisa, você precisa desenvolver dentro de casa. Ou você desenvolve os caras, ou morre fazendo tudo sozinho. Ponto.
3. Falta de marketing e comunicação
Todo mundo começa a empresa achando que basta abrir a “lojinha” que os clientes vão aparecer. Nem a pau. Se a sua idéia for “louca”, ninguém vai entender, consequentemente nem te notar. Se a sua idéia for “commodity” ninguém vai dar valor, porque todos já estão razoavelmente felizes com o que tem. Ou seja, se você abrir a “lojinha”, OS CLIENTES NÃO VIRÃO.
O seu produto teria que ser dúca, a sua comunicação teria que ser dúca, o seu preço e condições teriam que ser dúca, o seu concorrente teria que estar dormindo por 1 ano, o seu cliente teria que ter tempo de sobra para ouvir você falar, como nada disso é realidade, baixa a bola, e invista consistemente em comunicação para a coisa virar.
As coisas vão virar, não me entenda mal, mas leva muito tempo para isso acontecer. Para acelerar o processo, você precisa fazer marketing e comunicação. Não apenas publicidade ou mala direta e brindes, mas marketing inteligente, com conteúdo, tecnologia por trás e pessoas que pensam na frente sintonizadas com o processo de compras do cliente.
E você precisa fazer essa comunicação não apenas por uma semana, ou um mês, mas por pelo menos 1 ano. Reserva uma graninha no orçamento, invista consistentemente em comunicação.