O iBeetle, anunciado durante o Shanghai Auto Show, é fruto de uma parceria da Volkswagen com a Apple, que colocará no mercado dois modelos de carro – iBeetle Coup e iBeetle Convertible – desenvolvidos especialmente para integrar-se com o iPhone 5.
O iBeetle traz uma docking station em seu painel, onde o usuário encaixa o aparelho. Além de permitir que o motorista faça ligações sem precisar usar as mãos através do sistema Siri, o diferencial está no aplicativo feito especialmente para o carro.
Com o app, o motorista pode usar o iPhone para funções práticas e inteligentes como: computador de bordo chamado Expert, ouvir músicas via iTunes e Spotify e acompanhar o desempenho do veículo com o Trainer (níveis de temperatura de óleo, diagnósticos de economia de combustível, distância entre dois pontos e comparação de percursos, entre outros recursos).
Além disso, o aplicativo possui algumas funções sociais como ler mensagens e redes sociais em voz alta, tirar e compartilhar fotos, enviar cartões postais digitais com a localização do carro para os amigos, e premiar o motorista com badges e stickers virtuais por certas tarefas concluídas.
O iBeetle, a ser lançado no início de 2014, pode não ser o sonhado Apple iCar, mas já é um passo no longo caminho de construir carros com tecnologias que integram os cinco sentidos, com experiência e interação intuitivas, dentro de um ecossistema inteligente. Tecnologias que, de tão bem integradas ao ambiente, até iremos esquecer que estão lá.
Posts relacionados:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie