O site de reserva de quartos e imóveis Voltem já tem 1,5 milhão de viajantes cadastrados, 55 mil anúncios de quartos e propriedades disponíveis para locação em 153 cidades brasileiras. Para o período do Reveillon, já foram alugadas mais de 5.300 unidades disponíveis no site. Números assim não são conhecidos de todo mercado – não muita gente no meio startup fala sobre o Voltem e também não muita startup conta com esta tração.
Qual será o motivo de o Voltem ter ficado assim? É sabido que o site foi comprado pelo Hotel Urbano, mas isso foi apenas este ano. É sabido que existe uma boa demanda por este tipo de demanda, considerando que o site norte-americano Airbnb veio abrir operações no Brasil devido ao alto movimento de brasileiros na plataforma. Também me lembro que em 2008 (ano de fundação do Airbnb), quando vim morar em São Paulo, utilizei o EasyQuartos para encontrar um quarto vago. E existem (ou existiam) outros.
O que coloco em vista é: esta “moda” não é tão nova e já tem uma porção de negócios. O que traz diferencial? Na época em que conheci o Airbnb (que usei em diferente países, da mesma forma como fiz com o 9flats), ficou claro que a experiência do usuário (incluindo a usabilidade do site e toda série de validações e serviços em torno de uma conta e de uma reserva) era um diferencial gigante. Mas hoje? Esses quesitos não são exclusivos de um ou outro site. Voltando ao caso que estou debatendo: o Voltem tem dois diferenciais que considero bem interessantes – não sei se garantem uma vantagem permanente, mas vale ver.
Vamos voltar um pouco no tempo, desde a visão fundadora do Voltem. No ano de 2010, quando trabalhava em uma empresa do mercado financeiro, Eduardo Serrado enxergou um problema na hotelaria do Rio de Janeiro e resolveu ver se era uma oportunidade para montar um negócio. Ele constatou que existia no Rio uma grande carência por hospedagens, já que principalmente durante a alta temporada e a realização de grandes eventos na cidade, era praticamente impossível conseguir um quarto de hotel sem ter que pagar um preço exorbitante.
A aproximação do evento Rio+20 (Conferência das Nações Unidas, que aconteceu em junho de 2012) impulsionou a procura por hospedagens no Rio e Eduardo botou em prática o seu plano de negócio. Ele lançou em março um portal para aluguel de imóveis por curta temporada chamado House in Rio. A ideia era aproximar donos de imóveis interessados em ganhar um dinheiro extra com hospedagem a viajantes em busca de alternativas mais baratas do que ficar em hotéis.
“Se você tem um imóvel ou um cômodo livre, por que não oferecê-lo a viajantes que pretendem passar alguns dias em sua cidade?”, pensou Serrado. “O anfitrião ganha uma renda extra e o viajante consegue se hospedar de forma mais barata, além de conhecer melhor a cultura local”.
Em dois meses, o site de Eduardo saltou de apenas 20 imóveis disponíveis para locação para cerca de 500 e praticamente todos foram alugados para o período do Rio+20. Após a realização do evento, Eduardo deu continuidade ao projeto, que tinha como grande diferencial (em relação a sites concorrentes) a possibilidade do hóspede parcelar o pagamento da hospedagem.
O site cresceu, chegando ao seu ápice em 2014 (Copa do Mundo), quando foi adquirido pelo Hotel Urbano, agência online de viagens líder em hospedagens no Brasil. Após ser redesenhado e expandido a área de atuação, ganhando também opções de hospedagens em diversos pontos do País, o House in Rio foi relançado no mês de setembro com o nome Voltem, a primeira plataforma online para aluguel de imóveis por temporada do mundo que permite ao hóspede parcelar o pagamento da estadia em até 10 vezes.
Até o final de 2014, o Voltem espera ter à disposição 100 mil anúncios, impulsionado pela grande demanda gerada pelas festas de fim de ano e período de férias. Graças a um sistema de busca inovador, o Voltem é capaz de localizar imóveis para grandes eventos. Um carioca que deseja alugar um quarto de sua casa somente para o período do Rock in Rio, por exemplo, pode especificar isso na descrição e atrair somente viajantes interessados neste período. O site terá áreas dedicadas exclusivamente a anúncios de imóveis para hospedagem durante megaeventos, como a Fórmula 1, Tomorrowland, Festa do Peão de Barretos, entre outros.
Eu já teria testado o Voltem se tivessem um aplicativo para o meu celular. Mas, pelo andamento e pelo site web, aparenta ser uma boa opção. Certamente, é uma ótima trajetória empreendedora 😉
Fotos: divulgação Voltem.
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