O Apple Watch é um gadget bastante elegante, mas é fato que ele parece meio cru por dentro, como se ainda fosse uma versão de testes. A Apple quer mudar um pouco essa imagem com a segunda versão do sistema operacional do seu relógio inteligente, o watchOS 2, anunciado hoje (8) durante a WWDC 2015.
O Apple Watch vai ganhar novas watch faces, incluindo uma de álbum de fotos para seu relógio exibir suas fotografias, e outra com time-lapse. Além disso, os apps do relógio da Apple agora serão nativos – ou seja, não precisarão mais de um iPhone conectado para rodar direito. É um passo para a independência do relógio inteligente, que até agora ficou muito preso ao iPhone.
Essa independência do relógio em relação ao iPhone é uma grande novidade. Por mais que pareça meio besta em um primeiro momento, é o tipo de novidade com potencial para transformar a usabilidade do aparelho. Agora apps poderão reproduzir sons diretamente no alto-falante do relógio. E também podem acessar o microfone dele por conta própria. No app do Shazam, por exemplo, você precisa tirar o smartphone do bolso para ele reconhecer o que está tocando – não será mais necessário no watchOS 2, já que o Shazam terá acesso ao microfone do Apple Watch.