O Windows 10 continua a ser uma caixinha de surpresas. Você sabe que ele será distribuído de forma gratuita inclusive para quem usa Windows 7. Agora, a Microsoft confirma que ele estará disponível de graça até mesmo para usuários piratas. E isso não é tudo!
Em um post no blog oficial do Windows, Terry Myerson – chefe de sistemas operacionais da Microsoft – anuncia que “o Windows 10 estará disponível neste verão [no hemisfério norte] em 190 países e 111 idiomas”. Isso significa que ele chegará no terceiro trimestre, entre julho e setembro.
Quando o Windows 10 for lançado, ele será uma atualização gratuita para quem está no Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1.
E Myerson explica à Reuters que a Microsoft vai “atualizar todos os PCs qualificados, genuínos e não-genuínos, para o Windows 10″. Ou seja, mesmo que você esteja rodando uma versão pirata no momento, poderá atualizar seu PC gratuitamente para a versão legítima.
A ideia, aparentemente, é uma tentativa de “voltar a envolver” os usuários que atualmente rodam software pirata na China. Versões ilegais do Windows são um problema enorme por lá: estimativas recentes sugerem que 75% dos PCs no país rodam cópias piratas do sistema operacional.
Para não pagar nada pelo Windows 10, você precisa baixá-lo durante o primeiro ano de seu lançamento – ou seja, até o terceiro trimestre de 2016.
Se você fizer isso, vai receber atualizações durante toda a vida do seu PC: “uma vez que um dispositivo com Windows estiver atualizado para o Windows 10, vamos continuar a mantê-lo atualizado por toda a vida do dispositivo – sem nenhum custo”, disse Myerson em janeiro.