A proposta do Windows Phone é diferente daquela que a gente vê nos demais sistemas para celulares. A Apple aposta em tudo fácil e elegante, incentivando o próprio ecossistema de aplicativos, desde que os apps se conformem com seu lugar diminuto dentro do iOS. Já o Android preza pela liberdade quase irrestrita, gerando alguns aplicativos formidáveis e algumas aberrações da natureza.
No Windows para smartphones a pegada é outra especialmente na forma com que o proprietário do dispositivo mantém contato com os amigos, colegas e familiares. Devo dizer que a Microsoft acertou em cheio ao projetar a plataforma desta maneira.
Estou falando da integração que o Windows Phone cria com as contas em redes sociais importantes. São elas: Twitter, Facebook, LinkedIn e Live (da própria Microsoft). Todas ficam centralizadas no hub Contatos (ou People Hub, para usar o termo em inglês), a poucos toques de distância do usuário. Não poderia ser mais simples.
Claro que existem iniciativas similares no Android. Lembro que a antiga Sony Ericsson, agora Sony Mobile, incluía aplicativos da grife TimeScape para detectar os contatos com presença nas variadas redes sociais e agrupa-los num único. Era lento e pouco fluído. No Windows Phone, para alegria dos usuários, a coisa ficou um tanto diferente.
Abra a tela inicial do dispositivo e vá em Contatos. Perceba que ali tem todas as informações sobre o que os seus amigos postam nas redes sociais. A aba de novidades traz tudo isso — com direito a filtro por rede social, importante para os momentos em que o sujeito está interessado em saber o que os contatos profissionais têm feito de bom no LinkedIn, por exemplo.