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Workshop Superapresentações



e microfone

Gustavo Penna e Fabio Mattos do Soap subiram no palco para mostrar como fazer boas apresentações. Mas eles ensinaram muito mais que isso. Para eles, apresentação deve ser “olho no olho”: “É uma peça. E você faz parte dela”, começou Gustavo. Dois participantes foram chamados ao palco, mas toda a plateia respondeu a um questionário e concorreu a prêmios da Soap. A cada pergunta, a história de uma grande empresa era contada pelos apresentadores para mostrar a melhor forma de montar uma superapresentação.

– Qual o primeiro passo na hora de montar uma apresentação? Para responder a essa pergunta, Gustavo e Fabio contaram a história de Samuel Klein, o proprietário da rede Casas Bahia, que veio para o Brasil com apenas seis mil dólares. Através do exemplo, eles mostraram a importância de conhecer o máximo possível sobre o investidor antes de montar sua apresentação.

– Quais devem ser a prioridades da apresentação? Contando a história de astronautas russos e norte-americanos, eles mostraram para a plateia a importância de colocar suas esperanças e sonhos no seu projeto.

– Se o investidor pudesse lhe fazer uma pergunta, qual seria? “E eu com isso?”. Os apresentadores da Soap são claros: a informação mais importante na sua apresentação é o que seu projeto muda na vida de seu investidor e dos consumidores.

– Você só tem 10 minutos. Quais informações selecionar? Falando diretamente com a geração Y, Gustavo levanta a questão: “Sabe por que os jornais parecem chatos? Porque eles são!”. Ainda assim, é neles que está o melhor modelo para a sua apresentação: selecione as informações fundamentais (o que, quando, onde, como e por quê) e reduza sempre que possível.

– Mensagem central. “Defina sua mensagem central. É ela que vai dizer tudo o que o cliente quer saber sobre sua empresa”, resume Fabio.

– Qual o melhor software para começar sua apresentação? Word. É com ele que você vai criar um roteiro com todas as ideias que seu projeto vai apresentar. Simples assim.

– Linguagem adaptada e apelo emocional. Só assim você vai conseguir chamar a atenção do seu investidor e fazer com que ele compreenda sua ideia e acompanhe sua apresentação com a mesma atenção até o fim.

– Engajamento. “O final é a hora do ‘vamos para a ação’”, explicou Gustavo. É nessa hora que você deve ressaltar todos os conceitos apresentados em seu projeto. “O que você vai dar no final para que seu investidor pense ‘Tudo bem, eu assino’?”, concluiu.

– Imagens. “Abuse de imagens na sua apresentação”, disse Fabio. Para ele, são as imagens que valorizam seu projeto e convencem seu investidor a apostar nele. Por isso, troque tópicos e frases por fotos que ilustrem o que você vai dizer.

– Planeje o imprevisto. É preciso pensar nos obstáculos e em tudo que pode dar errado e saber o que você vai fazer nesses casos. “Porque vai acontecer. Não tem jeito!” avisou Gustavo.

“Defina sua mensagem central. É ela que vai dizer tudo o que o cliente quer saber sobre sua empresa” – Fabio Mattos

 

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