Nunca vi um tablet Surface pessoalmente – nem no lançamento do Windows 8 em São Paulo. Embora ninguém tenha acesso aos produtos, decerto a família vai crescer futuramente: a Microsoft trabalha nos detalhes finais do que vem sendo chamado de Xbox Surface pelo site americano Verge, veículo que afirma com categoria que o futuro tablet chegará ao mercado num futuro não tão distante assim.
Diz o Verge que “múltiplas fontes” confirmaram o desenvolvimento do tablet especialmente voltado para jogos. O Xbox Surface rodaria um kernel do Windows (8? Não sabemos) feito sob medida para a experiência de jogar num tablet. Nas entranhas do gadget haveria um processador ARM e memória RAM de alta potência. “Pode ser” que o processador ARM dê lugar a um processador tipo SoC (System on a Chip) feito pela Intel.
Parece que a Microsoft dificultou o acesso a alguns escritórios da divisão de Xbox no Vale do Silício, dando a entender que os testes dos tablets com a marca Xbox teriam se iniciado. Essa informação (como todo o resto deste artigo) não foi oficialmente confirmada pela gigante do software, e na verdade nós não esperamos que um porta-voz da MS venha a público para dizer: “Opa, é isso mesmo: nosso produto supersecreto vazou meses antes, então é melhor confirmar”.
Aos poucos a pegada voltada para o consumidor final que o Xbox criou dentro de uma empresa tão focada no segmento corporativo (aquele que costumava dar mais dinheiro) vem dando frutos. O finado reprodutor de mídia Zune HD, embora tenha sido um fracasso perto da magnitude do caro iPod e dos players de baratos MP3 genéricos atraiu muitos fãs, inclusive o colega Rodrigo Ghedin, repórter de Gizmodo Brasil.
Também o Windows 8 traz o Xbox como central de jogos, comportamento semelhante ao que tínhamos visto no Windows Phone 7 e que permanece na versão sucessora da plataforma móvel.
Xbox Surface terá visor de 7 polegadas, afirma site