Yahoo e Microsoft anunciaram nesta quinta-feira (16) a renovação da parceria em motores de busca, firmada há cinco anos, mas com algumas modificações.
O primeiro acordo, firmado em 2009, obrigava o Yahoo a usar o motor de buscas Bing, da Microsoft, para todas as buscas feitas em computadores — plataformas mobiles poderiam usar motores de busca alternativos.
O novo acordo dá maior liberdade ao Yahoo, que poderá usar outros motores de busca — inclusive os próprios — em desktops, não apenas em celulares e tablets. O Yahoo costumava dominar o mercado de motores de busca antes da chegada do Google e vendeu as tecnologias de busca que possui à Microsoft junto do acordo firmado em 2009.
A novidade abre portas para o Yahoo experimentar mais uma vez com sistemas de busca. De acordo com o New York Times, a CEO do Yahoo Marisa Meyer já deixou claro que quer proporcionar uma experiência inovadora em buscas — o que não é para menos, já que antes de se tornar CEO, Meyer foi responsável pela interface e diversos outros elementos do sistema de busca do Google.
Outra mudança no acordo faz referência à propagandas, cada companhia seguirá o seu próprio caminho: Microsoft agora será dona das propagandas divulgadas no Bing, não dividindo mais valores da renda com o Yahoo; o Yahoo, por sua vez, dará continuidade a própria plataforma Gemini Ads.
O Google ainda domina as buscas, com 64,4% do mercado, seguido pelo Bing, com 20,1% e em terceiro lugar vem o Yahoo, com 12,7%. Este novo acordo pode elevar a porcentagem da companhia de Marisa Meyer, mas um bilhão de usuários do Yahoo não verão mudanças imediatas, mas gradativas. [NYT]
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