Ao dar play em um vídeo do YouTube, você já deve ter cruzado com uma anotação. Trata-se daquela caixinha de texto que linka para algum lugar, seja dentro do próprio vídeo, para outro vídeo do canal ou para qualquer outro link na internet.
No entanto, as anotações têm dois problemas: elas não são nada bonitas e também não funcionam em dispositivos móveis. Para tentar contornar essas situações, o YouTube apresentou os ‘cartões’, modelo de interação dentro dos vídeos que promete substituir as anotações em breve. Eles são mais agradáveis visualmente que as anotações e também funcionam em diversas plataformas móveis, solucionando dois problemas com uma funcionalidade só.
Os cartões tem um visual semelhante aos cartões do ‘Google Now’ do Android, e aparecem na lateral do vídeo quando quem assiste clica no ícone de mais informações, que aparece no topo superior direito da tela. A princípio, serão 6 diferentes tipos de cartões, com focos diversos – merchandise, captação de recursos, promoção de vídeos, de playlists, de sites ou até financiamento coletivo via fãs do canal.
Segundo o Google, até que os cartões possam exercer as mesmas funcionalidades que as anotações, ambos os recurso ficarão disponíveis para os youtubers, dentro do editor de vídeos do site.
Confira abaixo alguns exemplos de vídeos com cartões ao invés de anotações.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie