O YouTube agora oferece vídeos que permitem a você olhar em qualquer direção, e não apenas para onde a câmera está apontando. Isso pode ser sensacional.
Você já quis ver a perspectiva de um piloto de corrida, ou vivenciar um show com a melhor vista para o palco? Você pode fazer exatamente isso nos vídeos abaixo. Contanto que você use o Chrome, é possível clicar e arrastar para olhar ao redor. Ou, com o app do YouTube para Android, você pode simplesmente mover o seu dispositivo.
Sim, a qualidade é um pouco baixa por enquanto. A chefe do projeto, Anjali Wheeler, diz ao Gizmodo que vídeos em 360 graus consomem até 4-5 vezes mais largura de banda que um vídeo tradicional do YouTube.
Mas pense nas possibilidades: mais pessoas podem criar vídeos assim, se tiverem uma câmera 360 graus – como a Ricoh Theta ou a Kodak SP360. É possível até mesmo praticar novas formas de contar histórias usando vídeos panorâmicos no YouTube.
Imagine capturar um pôr do sol perfeito, ou o nascimento do seu filho, e convidar alguém para ver tudo em realidade virtual – isso está vindo também. Sanjeev Verma, gerente de produto do YouTube, nos disse que eles estão preparando suporte ao headset de realidade virtual Google Cardboard e a 3D estereoscópico. Eles também permitirão fazer livestream em 360 graus no futuro.
Por enquanto, há algumas ressalvas quanto aos uploads em 360 graus. Eles só funcionam no Chrome e no YouTube para Android – mais plataformas ganharão suporte no futuro – e você precisa enviar o vídeo em formato “equirretangular”, ou seja, suas imagens esféricas têm que ser esticadas em uma forma retangular plana para serem processadas corretamente.
Tem mais: você precisa usar um script em Python para injetar metadados em cada vídeo, para o YouTube saber que ele é em 360 graus. É sério: