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Sete dicas para implementar seu Social CRM

Social CRM No jornal do empreendedor

Quer implementar um Social CRM? Veja as dicas de Mario Faria aqui no Jornal do Empreendedor.


Poucos são os benchmarks existentes para você estudar e analisar o que vai funcionar e o que pode dar errado na implementação de um Social CRM.

Esta é sua última chance. Depois disso, não há como voltar atrás. Se tomar a pílula azul – a história termina, você acorda em sua cama acreditando no que quiser acreditar. Se tomar a pílula vermelha – você permanecerá no País das Maravilhas e eu lhe mostrarei até onde a toca do coelho vai– extraído do filme Matrix.

Mario Faria no Jornal do Empreendedor

Mario Faria fala sobre Social CRM e sua implementação.

Meu amigo Paulo é Diretor de Marketing de uma grande empresa de bens de consumo, e recentemente me procurou para saber se deveria abraçar ou não esta onda de Social CRM.

Defino Social CRM como uma estratégia de negócios, onde é possível à empresa começar a entender seus clientes e interagir com eles nas mídias sociais existentes ou comunidades criadas pela empresa, possibilitando novos diálogos, nos quais os tópicos das conversas, na maioria das vezes, serão definidos pelos participantes externos.

São aplicações de Social CRM, aplicadas tanto em marketing, vendas e atendimento a clientes, o suporte aos seus clientes com sua equipe ou por outros participantes da comunidade, a interação para desenvolvimento de novos produtos ou serviços, pesquisas de mercado, lançamentos, promoções, e gerenciamento da gestão da marca, entre outros. Comunicação, interação, colaboração, confiança e engajamento são as novas formas de gerar valor para os envolvidos.

Como um bom consultor, respondi ao Paulo com uma simples pergunta: você está realmente preparado para um projeto de Social CRM?

E expliquei que existem 7 pontos cruciais que ele precisaria saber antes de iniciar um projeto voltado para Social CRM em sua organização:

1 – O trabalho que dá é enorme.
Social CRM ainda é novo. Os principais modelos estão em construção e as regras do jogo ainda não são claras. Poucos são os benchmarks existentes para você estudar e analisar o que vai funcionar e o que pode dar errado.

2 – Exige investimentos em tecnologia.
Sem tecnologia, sua estratégia simplesmente não irá funcionar. E a tecnologia aqui inclui desde ferramentas para  monitoramento das mídias sociais, até o sistema de CRM e as ferramentas analíticas e de gestão. Infelizmente, ainda não existe uma ferramenta completa que atenda todas as necessidades e por isto, integração torna-se uma premissa indispensável. E quase sempre, árdua. Sem contar a infraestrutura para rodar tudo isto.

3 – Capacitação da equipe interna envolvida.
Reserve parte do seu orçamento para treinar o pessoal das áreas de marketing, TI, e atendimento a clientes. E lembre-se de que, como este mercado está evoluindo com uma velocidade tremenda, estes investimentos serão recorrentes ao longo da vida do projeto.

4 – Você precisará contar com mais de um fornecedor externo.
Até o momento, não conheci nenhum prestador de serviços que dê conta do recado em todas as necessidades. Existem agências ou consultorias com especialização em uma área ou outra, e será necessário designar uma pessoa, um grupo ou uma terceira empresa para gerir todos os parceiros envolvidos, contratados para a empreitada.

5 – Uma metodologia de trabalho apoiando as atividades.
Sem isto, sua equipe, as áreas internas e seus parceiros não terão noção clara do que é esperado deles. Tem mais: tenha em mente que será preciso direcionar, a todo momento, o caminho a seguir em caso de dúvidas ou empecilhos que possam surgir.

6 – Implementação ou revisão de processos.
Se já existem processos voltados para CRM tradicional, eles terão que ser revisados para saber se atenderão ao novo conjuntos de atividades. Caso não existam, será crucial definir como tudo irá funcionar, com detalhamento dos serviços, SLAs entre os times envolvidos e uma mapa complemento de responsabilidades, considerando a base da metodologia de trabalho. Lembre-se sempre de atualizá-los conforme o tempo vai passando e o conhecimento interno, aumentando.

7 – Irá tomar mais tempo que você pensa.
Tempo é o ativo mais precioso hoje em dia. Quem dizer que, mesmo terceirizando tudo, você e sua equipe não precisarão gastar tempo, está passando a mensagem errada. O início irá consumir muito mais tempo que  você previu inicialmente. Com o aumento do aprendizado, a quantidade de tempo tende a cair nas atividades operacionais, e a aumentar com novas demandas estratégicas.

Para entender o que é um Social CRM encontramos um Infográfico muito bom sobre a evolução do Social CRM:

A Evolução do CRM no Jornal do Empreendedor

Fonte:

 

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