Uma ação de Beyoncé no Twitter e Instagram, em vez dos métodos tradicionais mostra como o marketing está mudando
A Beyoncé tem virado um exemplo de marketing contemporâneo.
Na meia-noite da última quinta-feira, Beyoncé lançou seu novo álbum auto-intitulado como uma surpresa para os fãs e a indústria fonográfica. A Columbia, sua gravadora, optou por não seguir a cartilha típica de lentamente lançar os singles do álbum, 1-a-1, acompanhado por uma enxurrada de entrevistas na mídia e aparições na TV.
A Beyoncé simplesmente postou um vídeo com imagens dela e da capa do álbum no Instagram, com a legenda, “Surprise!”.
Depois de seu anúncio no instagram, o álbum de 14 músicas apareceu à venda no iTunes, com17 vídeos-clips diferentes – algo para qualquer pessoa comentar e compartilhar a novidade com um “fui eu quem achei primeiro”.
Sem dúvida, Beyoncé não teria muito problema para vender seu quinto álbum solo. De acordo com o The New York Times, seu último álbum vendeu 310 mil cópias em sua primeira semana de 2011.
Sua decisão de manter Beyoncé em segredo, no entanto, mostra uma grande mudança do que conhecemos no marketing de produto.
Em um press release, Beyoncé disse que estava entediada com o marketing tradicional feito para o lançamento dos álbuns e queria lançar o próximo à sua maneira.
O que ela realmente fez, no entanto, foi ilustrar o poder da mídia social. Dentro de 12 horas, 1,2 milhões de tweets foram postados sobre Beyoncé e em 24 horas, 430 mil álbuns tinham sido vendidos por 15,99 dólares na iTunes.
Isso está em sintonia com o que está acontecendo agora no marketing, que é essa ideia de marketing sem marketing, ou anti-marketing, onde você parece apenas estar entregando o seu produto diretamente ao consumidor, sem qualquer mediação.
“Há muita coisa que fica entre a música, o artista e os fãs. Eu não quis ninguém promovendo um álbum que ainda não saiu. Eu queria diretamente comunicar aos meus fãs quando isso acontecesse.”
A atitude de Beyoncé não é a única que mudou a concepção do marketing na indústria do entretenimento. Para o Anchorman 2: The Legend Continues, a Paramount engajou seus fãs com algumas técnicas de marketing que antecederam o lançamento do filme.
Entre elas, Will Ferrel ancorando um noticiário em Dakota do Norte, uma entrevista com Peyton Manning na ESPN e uma grande parceria com Tumblr e Adweek.
É provável que essas novas abordagens de marketing irão influenciar além da indústria do entretenimento.
A vanguarda dessas 2 campanhas de marketing está no consumidor. Esta ênfase do cliente no social media marketing é fundamental para todas as empresas.
É justamente conectar-se com seus clientes online e, de alguma forma, conduzí-los para espalhar a coisa. Preocupe-se menos sobre o que você precisa fazer e, muito mais sobre o que seus clientes querem que você faça.
Isso vai ajudar você a criar uma estratégia.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Beyoncé Shows How Social Media is Changing Marketing”, da Inc.