Antigamente víamos todos no mercado como concorrentes, e poucas eram as parcerias que existiam. Graças aos avanços da sociedade nos últimos tempos, esse quadro hoje está mudando. Os empreendedores estão percebendo que ao dividirmos, multiplicamos. Ao unirmos forças, atingimos muito mais pessoas e temos muito mais chances de sucesso.
Mas como encontrar tais parcerias?
Para uma parceria dar certo, em primeiro lugar devemos dividir o mesmo mercado alvo, porém oferecendo a ele, serviços ou produtos diferentes.
Por exemplo, eu ajudo profissionais liberais e empreendedores a se colocarem no mercado, se valorizando mais. Uma parceria interessante para mim é alguém que ensine vendas, ou organização financeira, pois meus cliente também precisam destes serviços, mas eu não sou a pessoa mais capacidata para atendê-los neste ponto especificamente.
Porém, para encontrar parceiros que dividam nosso mercado, é necessário primeiro TER definido um mercado alvo!
Quando afunilamos nosso mercado, ao contrário do que muitos pensam, não estamos limitando nossa abrangência, mas sim focando nas dores e necessidades daqueles que realmente podem se beneficiar do que estamos oferecendo.
Ao definirmos quem queremos servir:
- Nos tornamos únicos.
- Somos considerados experts no nosso mercado.
- Nos tornamos uma referência.
- Conhecemos melhor as dores e sonhos dos nossos clientes para saber exatamente o que ELES querem e precisam.
- Sabemos onde encontrar os clientes potenciais.
- Não competimos mais pelo preço, mas sim pelo diferencial.
- Por último, conseguimos enxergar exatamente nosso futuros parceiros.
Tenho uma cliente designer de jóias que costumava “atirar para todo lado”. Ao afunilarmos o mercado dela para noivas e casamentos, ela começou a fazer parcerias com floriculturas, lojas de vestidos de festas, fotógrafos, entre outros, conseguindo muito mais sucesso. Seu marketing ficou muito mais fácil de ser feito e se tornou mil vezes mais eficiente.
Comece a pensar quem são as pessoas que mais podem ser beneficiadas naquilo que você tem a oferecer, e quem você mais gosta de atender. Este é o primeiro passo para definirmos nosso mercado alvo e ideal e, é claro, alavancá-lo com boas parcerias.