A marca Nebacetin lançou uma nova campanha publicitária inspirada no clássico Jogo da Vida só que com um tom mais moderno. Segundo o comunicado da empresa, “o objetivo é mostrar que o tradicionalismo cedeu espaço para uma cultura diversificada, mas as necessidades de cuidado com a saúde da família permanecem as mesmas”. Nesse caso, estão sendo distribuídos gratuitamente 39 mil exemplares da nova versão do jogo pelo site de Nebacetin. A diferença do jogo é que ele traz perfis diferentes de famílias, como o do filho de pais divorciados, o filho adotivo e o gay.
Não é a primeira vez que a marca resolve incluir a comunidade LGBT em suas campanhas publicitárias. Em 2008, lançou um comercial que retratava uma família formada por um casal gay. Confiram:
Ao olhar a caixa do jogo da nova campanha, o perfil gay é retratado da seguinte forma:
Claro que o objetivo é tornar tudo mais divertido e descontraído, mas é possível que alguns consumidores não gostem muito do retrato que a empresa fez de um personagem homossexual – o perfil malhação e camiseta arco-íris me parece extremamente esterotipado.
Assistam aqui um vídeo da campanha do Jogo da Vida Famílias Modernas e vejam o que vocês acham:
A questão fundamental é: o que fazer para que uma campanha publicitária inclua o público LGBT e não seja preconceituosa ao mesmo tempo? Focus groups? Entrevistas de opiniões com seus consumidores diretos?
O que vocês acharam da campanha de Nebacetin? Que outras campanhas vocês acreditam que foram inclusivas? Quais vocês acham que foram preconceituosas?
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