Mulheres empreendedoras no Dwen (foto: divulgação)
Na mesa do almoço, durante um evento, uma mulher puxa papo com a outra. “Oi, muito prazer. O que a sua empresa faz?” A interlocutora conta que se especializa em serviços de tradução. “Ah, que ótimo! Eu preciso exatamente disso. Vou me sentar aí do seu lado.” E assim começam a conversar – e a desenvolver uma parceria de negócios.
Eu presenciei a cena acima há algumas semanas, durante o Dell Women’s Entrepreneur Network (Dwen), que aconteceu no Rio de Janeiro. No evento, mais de cem empreendedoras de lugares como Brasil, Estados Unidos, Nova Zelândia, Japão e Índia reuniram-se para discutir temas como investimento, contratação de funcionários e marketing. Uma das coisas que me mais me impressionaram no encontro foi a facilidade feminina para se abrir a novos contatos e fazer networking. No café da manhã, nos intervalos do evento, na fila da sobremesa: qualquer momento era bom para trocar cartões.
E, no meio dessas conversas, surgiam também temas extra-negócios: quem ficou cuidando das crianças para que a mãe pudesse viajar, novos produtos para o cuidado da casa, os acessórios da moda. Tudo em um papo muito animado.
Durante as palestras e plenárias, também achei muito bacana a maneira como as mulheres dividiram experiências e expuseram suas histórias. E ouvi de várias delas que se sentiram bastante inspiradas pelas trajetórias das colegas e pelas ideias expostas. Resumi aqui no blog alguns dos temas abordados pelas empreendedoras no Dwen e insights que podem ajudar as mulheres a aprimorar seus negócios.
Como entender a consumidora. Para conquistar a mulher, é preciso ganhar a sua confiança. A norte-americana Send the Trend, uma loja virtual de acessórios, apostou em mudar a maneira como as mulheres compram. Por meio de um teste de múltipla escolha, descobre qual é o perfil da cliente e oferece as peças que têm mais a ver com ela. É como ter uma boa vendedora para indicar-lhe as bijuterias e echarpes mais bonitas. Mas, como o site elimina o intermediário – a loja física –, pode manter preços mais baixos.
Como conseguir financiamento. Ter um investidor não é para qualquer um. Antes de fazer essa parceria – que é como um casamento –, é preciso analisar quanto você está disposto a abrir mão do controle da empresa. Também é necessário fazer perguntas para descobrir o perfil do investidor. “Quantos dos CEOs das empresas investidas por ele são mulheres? É preciso ser bem específica nas perguntas. Um investidor me sugeriu que deixasse o posto de CEO por ser mulher. Preste atenção nos sinais”, avisa Pamela Contag, da Cygnet Biofuels, empresa norte-americana de biotecnologia.
Como fazer o “pitch”. É possível vender a sua ideia em 2 minutos? As participantes do Dwen tentaram. Algumas claramente já haviam feito isso. Outras quiseram subir ao “palco” justamente para obter o feedback de investidoras experientes. As lições: é preciso engajar o interlocutor com uma breve história. Os investidores também precisam saber como você quer crescer no mercado, com dados e métricas. E é necessário deixar claro o que – ou quanto – você está pedindo à plateia.