X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

As lições das mulheres empreendedoras


Mulheres empreendedoras no Dwen (foto: divulgação)

Mulheres empreendedoras no Dwen (foto: divulgação)

Na mesa do almoço, durante um evento, uma mulher puxa papo com a outra. “Oi, muito prazer. O que a sua empresa faz?” A interlocutora conta que se especializa em serviços de tradução. “Ah, que ótimo! Eu preciso exatamente disso. Vou me sentar aí do seu lado.” E assim começam a conversar – e a desenvolver uma parceria de negócios.

Eu presenciei a cena acima há algumas semanas, durante o Dell Women’s Entrepreneur Network (Dwen), que aconteceu no Rio de Janeiro. No evento, mais de cem empreendedoras de lugares como Brasil, Estados Unidos, Nova Zelândia, Japão e Índia reuniram-se para discutir temas como investimento, contratação de funcionários e marketing. Uma das coisas que me mais me impressionaram no encontro foi a facilidade feminina para se abrir a novos contatos e fazer networking. No café da manhã, nos intervalos do evento, na fila da sobremesa: qualquer momento era bom para trocar cartões.

E, no meio dessas conversas, surgiam também temas extra-negócios: quem ficou cuidando das crianças para que a mãe pudesse viajar, novos produtos para o cuidado da casa, os acessórios da moda. Tudo em um papo muito animado.

Durante as palestras e plenárias, também achei muito bacana a maneira como as mulheres dividiram experiências e expuseram suas histórias. E ouvi de várias delas que se sentiram bastante inspiradas pelas trajetórias das colegas e pelas ideias expostas. Resumi aqui no blog alguns dos temas abordados pelas empreendedoras no Dwen e insights que podem ajudar as mulheres a aprimorar seus negócios.

Como entender a consumidora. Para conquistar a mulher, é preciso ganhar a sua confiança. A norte-americana Send the Trend, uma loja virtual de acessórios, apostou em mudar a maneira como as mulheres compram. Por meio de um teste de múltipla escolha, descobre qual é o perfil da cliente e oferece as peças que têm mais a ver com ela. É como ter uma boa vendedora para indicar-lhe as bijuterias e echarpes mais bonitas. Mas, como o site elimina o intermediário – a loja física –, pode manter preços mais baixos.

Como conseguir financiamento. Ter um investidor não é para qualquer um. Antes de fazer essa parceria – que é como um casamento –, é preciso analisar quanto você está disposto a abrir mão do controle da empresa. Também é necessário fazer perguntas para descobrir o perfil do investidor. “Quantos dos CEOs das empresas investidas por ele são mulheres? É preciso ser bem específica nas perguntas. Um investidor me sugeriu que deixasse o posto de CEO por ser mulher. Preste atenção nos sinais”, avisa Pamela Contag, da Cygnet Biofuels, empresa norte-americana de biotecnologia.

Como fazer o “pitch”. É possível vender a sua ideia em 2 minutos? As participantes do Dwen tentaram. Algumas claramente já haviam feito isso. Outras quiseram subir ao “palco” justamente para obter o feedback de investidoras experientes. As lições: é preciso engajar o interlocutor com uma breve história. Os investidores também precisam saber como você quer crescer no mercado, com dados e métricas. E é necessário deixar claro o que – ou quanto – você está pedindo à plateia.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot