Nesta semana, Nova York tornou-se o sexto estado americano a legalizar o casamento de pessoas do mesmo sexo. No Brasil, o Supremo Tribunal Federal votou em maio pelo reconhecimento da união estável para pessoas do mesmo sexo e, nesta semana, o casal Sérgio Kauffman Sousa e Luiz André Moresi conseguiu a certidão do primeiro casamento civil gay do país, no estado de São Paulo. Além de serem os primeiros passos para um país mais tolerante e aberto à diversidade, essas notícias têm outro significado para empresários de um determinado mercado: os casamentos vão aumentar!
O site da revista Entrepreneur fez uma matéria sobre as implicações que a aprovação da união terá em pequenos negócios ligados a casamentos, como confeitarias, buffets e planejadores. Jeannie Uyanik, fundadora e presidente da empresa C&G Weddings LLC, afirmou para o veículo que, para negócios que não trabalhavam com o público LGBT, o crescimento nas vendas pode ser de 25%.
No Brasil, começamos a ver diversos casais homossexuais celebrando suas uniões, o que pode resultar em um aumento significativo também aqui. Jeannie deu três dicas importantes para empresas se prepararem para um iminente crescimento na demanda pelos seus serviços e produtos, independentemente dos motivos:
1) Reúna uma equipe trabalhadora
Se você tem uma empresa iniciante sem capital para contratar temporários para um período de maior fluxo ou um grande evento que está por vir, você precisa de uma equipe que aguente o tranco durante esses momentos – claro, sempre pensando em como recompensá-la depois. Se você está pensando em contratar, lembre de fazer o processo seletivo com antecedência.
2) Revise seus preços
Se a demanda pelos seus produtos e serviços está em alta, você tem uma oportunidade também aumentar os seus preços – isso, claro, sem assustar seu consumidor. Não se esqueça da lei da oferta e da demanda nesses casos!
3) Mantenha a essência do seu negócio
Não é só porque um determinado grupo – como no caso citado acima, o LGBT – passou a requisitar o seu serviço ou produto que você deve mudar o conceito e a essência do seu negócio. Se para conquistar esses novos consumidores você se afastar de sua identidade e da mensagem que quer passar, talvez você deva repensar se quer mesmo se expandir nessa direção.