Aviso importante: Ainda não recebi investimento na minha empresa. Os pontos desse artigo tratam sobre percepções que tive do mercado e conversa com empreendedores e investidores que já tiveram experiência no processo.
Quando conversamos sobre empreendedorismo, principalmente na área de tecnologia, é extremamente comum pensarmos em investidores, crescimento meteórico e riqueza quase instantânea.
No mundo real, existem pessoas dispostas a investir em ideias em estágio inicial para fazê-las crescer, mas é importante ficar bem claro que não é tão fácil assim.
Conheça o tipo de empresa que interessa a um investidor
Normalmente, investidores são atraídos por empresas escaláveis. Isso quer dizer que para ser atrativo, você precisa ter um projeto megalomaníaco e que consiga crescer numa velocidade incrível.
Um ótimo exemplo de empresa atrativa para investidores é o Peixe Urbano que em um ano cresceu de 5 para mais de 300 funcionários, faturou uma quantidade cavalar de dinheiro e conquistou alguns milhões de usuários (conheça melhor a história do Peixe Urbano aqui).
Quanto menor o risco, mais fácil rolar um investimento
Uma coisa precisa ficar bem clara: por mais que sua ideia hipermegaultramasterpowerpluszord seja genial e tenha potencial pra te tornar o Eike Batista brasileiro, ela só estará comprovada quando você tiver uma multidão de pessoas se degladiando pelo seu produto. Até lá, é uma ideia como qualquer outra.
Imagine o projeto de uma empresa como um belo filé-mignon, servido numa churrascaria caríssima. Até valer não sei quantos reais por kilo, o boi precisou nascer, ter uma infância, crescer, ser abatido, ser preparado por um master Chef, etc.
Digamos que o investidor até esteja disposto a pagar pelo embrião do boi, que pode ou não, tornar-se um suculento filé mignon. Porém, quanto mais avançado você estiver no processo, maior a probabilidade da compra e maior o preço que ele pagará pelo seu projeto.
Ou seja, avance o máximo que você puder para mostrar a viabilidade do seu projeto. Investidores adoram empresas que já passaram pela fase do protótipo e que já tem clientes, equipe formada, marca conhecida, etc.
Saiba que o processo não é rápido
Pra começar, não é muito fácil achar alguém disposto a investir na sua empresa. Depois de achar, você precisa convencê-la de que o preço que você quer pelas ações valem a pena. Depois disso, vocês precisam concordar sobre o que vai acontecer caso ocorra a entrada de outro investidor mais pra frente. E por aí vai.
Além da negociação, toda a parte contratual é consideravelmente complexa. Paciência e boa assessoria jurídica fazem muita diferença.
Conclusão: Saia do lugar!
Se você realmente pretende buscar investimento, a melhor solução é mostrar avanços do seu projeto e conhecer as pessoas certas que podem te ajudar no processo.
Uma oportunidade muito bacana pra conhecer mais sobre esse mercado é o evento CampinasTECH, que vai acontecer na Unicamp no dia 07/06/2011 (quinta que vem). Estarão no evento boa parte dos grupos de investidores de empresas iniciantes e o contato com certeza será extremamente válido.
Para mais informações sobre o evento, clique aqui.
Abraços,
Millor Machado (doido pra transformar meu bezerro num filezão saboroso)
–
Se você quer se aprofundar no tema, confira a entrevista com Simon Olson sobre capital de risco.
Se você não tem dinheiro e acha difícil conseguir investimento, confira o artigo Como empreender com pouco dinheiro.
————————————————————
Veja também:
- 10 duras realidades sobre como conseguir investimento
- O que é necessário para conseguir um financiamento da FINEP
- Um truque para conseguir depoimentos positivos sobre sua empresa