X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como conseguir investimento para sua empresa


Aviso importante: Ainda não recebi investimento na minha empresa. Os pontos desse artigo tratam sobre percepções que tive do mercado e conversa com empreendedores e investidores que já tiveram experiência no processo.

Quando conversamos sobre empreendedorismo, principalmente na área de tecnologia, é extremamente comum pensarmos em investidores, crescimento meteórico e riqueza quase instantânea.

No mundo real, existem pessoas dispostas a investir em ideias em estágio inicial para fazê-las crescer, mas é importante ficar bem claro que não é tão fácil assim.

Situação de boa parte dos empreendedores iniciantes

Situação de boa parte dos empreendedores iniciantes

Conheça o tipo de empresa que interessa a um investidor
Normalmente, investidores são atraídos por empresas escaláveis. Isso quer dizer que para ser atrativo, você precisa ter um projeto megalomaníaco e que consiga crescer numa velocidade incrível.

Um ótimo exemplo de empresa atrativa para investidores é o Peixe Urbano que em um ano cresceu de 5 para mais de 300 funcionários, faturou uma quantidade cavalar de dinheiro e conquistou alguns milhões de usuários (conheça melhor a história do Peixe Urbano aqui).

Quanto menor o risco, mais fácil rolar um investimento
Uma coisa precisa ficar bem clara: por mais que sua ideia hipermegaultramasterpowerpluszord seja genial e tenha potencial pra te tornar o Eike Batista brasileiro, ela só estará comprovada quando você tiver uma multidão de pessoas se degladiando pelo seu produto. Até lá, é uma ideia como qualquer outra.

Imagine o projeto de uma empresa como um belo filé-mignon, servido numa churrascaria caríssima. Até valer não sei quantos reais por kilo, o boi precisou nascer, ter uma infância, crescer, ser abatido, ser preparado por um master Chef, etc.

Digamos que o investidor até esteja disposto a pagar pelo embrião do boi, que pode ou não, tornar-se um suculento filé mignon. Porém, quanto mais avançado você estiver no processo, maior a probabilidade da compra e maior o preço que ele pagará pelo seu projeto.

Ou seja, avance o máximo que você puder para mostrar a viabilidade do seu projeto. Investidores adoram empresas que já passaram pela fase do protótipo e que já tem clientes, equipe formada, marca conhecida, etc.

Saiba que o processo não é rápido
Pra começar, não é muito fácil achar alguém disposto a investir na sua empresa. Depois de achar, você precisa convencê-la de que o preço que você quer pelas ações valem a pena. Depois disso, vocês precisam concordar sobre o que vai acontecer caso ocorra a entrada de outro investidor mais pra frente. E por aí vai.

Além da negociação, toda a parte contratual é consideravelmente complexa. Paciência e boa assessoria jurídica fazem muita diferença.

Conclusão: Saia do lugar!
Se você realmente pretende buscar investimento, a melhor solução é mostrar avanços do seu projeto e conhecer as pessoas certas que podem te ajudar no processo.

Uma oportunidade muito bacana pra conhecer mais sobre esse mercado é o evento CampinasTECH, que vai acontecer na Unicamp no dia 07/06/2011 (quinta que vem). Estarão no evento boa parte dos grupos de investidores de empresas iniciantes e o contato com certeza será extremamente válido.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Abraços,
Millor Machado (doido pra transformar meu bezerro num filezão saboroso)

Se você quer se aprofundar no tema, confira a entrevista com Simon Olson sobre capital de risco.

Se você não tem dinheiro e acha difícil conseguir investimento, confira o artigo Como empreender com pouco dinheiro.

————————————————————

Veja também:

  1. 10 duras realidades sobre como conseguir investimento
  2. O que é necessário para conseguir um financiamento da FINEP
  3. Um truque para conseguir depoimentos positivos sobre sua empresa

ab bvcLzSkbs

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot