Muitas vezes ficamos contristados com a falta de resultados – mesmo que estejamos nos empenhando ao máximo para conquista-los – porque não questionamos a estratégia que estamos empregando para obtê-los. Sempre que possível, devemos refletir sobre a qualidade de nosso trabalho. Ausência de resultados não significa necessariamente falta de empenho ou incompetência, podemos simplesmente estar negligenciando algum elemento muito importante de nosso trabalho, no que diz respeito à conquista de resultados práticos, sejam eles financeiros ou não. Em um lugar tão complexo e multifacetado como o mercado, devemos nos adaptar a clientes, situações e demandas com uma flexibilidade e uma versatilidade latentes, que devem nos acompanhar aonde quer que estejamos. Rapidamente aprendemos que diferentes abordagens exigem diferentes estratégias. Portanto, devemos estar nos aperfeiçoando diariamente.
Evidentemente, a melhor escola que existe para isso é a boa e velha experiência. É no mercado que aprendemos como o mercado funciona. A melhor escola empresarial é uma empresa. Não importa quantos livros tenhamos lido, quantos continuaremos a ler, a universidade que tenhamos frequentado, quantos diplomas, mestrados e doutorados tenhamos acumulado, tampouco quantos artigos tenhamos arquivado em nosso laptop para ler nos momentos de folga – isso tudo é importante, sem dúvida, mas jamais será o suficiente – nada substitui a experiência de estar lá, aprendendo com clientes, conversando com eles, dialogando, interagindo, compreendendo suas necessidades, e tentando disponibilizar a melhor solução possível para a demanda apresentada. Não importa qual venha a ser o seu negócio, o seu ramo de trabalho, a sua profissão – com raríssimas exceções – dificilmente você fugirá desta regra.
O cliente, no entanto, deve sentir que estamos realmente dispostos a cumprir o que ele nos exige. Ele deve sentir que estamos com ele, como se estivéssemos fazendo algo para nós. E tão importante quanto, é fazer isso antes, durante e depois do trabalho prestado. Muitas empresas perdem ótimos clientes porque não realizam um serviço de pós-vendas satisfatório. Depois que entregam o produto e recebem o pagamento, simplesmente esquecem que o cliente existe, perdendo uma excelente oportunidade de fortalecer vínculos profissionais que poderiam se tornar duradouros, criando assim uma sólida e produtiva parceria. Portanto, não trate seus clientes como uma simples mercadoria. Dispense a eles um atendimento excepcional, para conquista-los. Isso sem dúvida nenhuma fará toda a diferença. Para ambos os lados.
Evidentemente, não temos como acertar em tudo; não devemos ficar reféns, tampouco obcecados pela perfeição, pois a perfeição gera desgaste desnecessário, e raramente é reconhecida como tal. Excelência não é perfeição, mas dedicação constante e consciente aplicada a todas as etapas de um trabalho, com uma salutar inspeção sobre a qualidade do produto final.
Resultados estarão diretamente associados a estratégias. Quanto mais eficiente uma estratégia, mais eficiente será o resultado. E para isso não existe uma fórmula mágica, é estando lá fora, no mercado, que aprendemos o que funciona e o que não funciona, e é no contato direto com clientes – através da experiência empírica – que aprendemos o que realmente produz resultados e o que não produz. E que também, evidentemente, nenhum cliente é igual a outro. O que funciona para um cliente pode não funcionar para outro, afinal a demanda de um não será necessariamente similar a demanda de outro. Portanto, nossa percepção sobre as necessidades de cada um de nossos clientes deve ser bastante específica, da mesma forma como serão as soluções que apresentaremos a cada um deles.