Beba Coca-Cola. Mais do que divulgar esse slogan, a Coca-Cola Company colocou a marca na mão dos usuários ao promover sua página no Facebook. Não por acaso, foi escolhida a marca top com presença na rede social de Mark Zuckerberg. Um levantamento feito pelo site de tecnologia The Next Web revela quais são as 20 marcas top do Facebook. Confira abaixo as dez principais.
É importante observar que as marcas são as maiores do Facebook nos Estados Unidos. Algumas delas sequer são conhecidas por aqui, enquanto outras têm páginas fãs de igual sucesso entre os usuários brasileiros.
- Coca-Cola: são mais de 31,8 milhões de fãs. De acordo com o TNW, a companhia permite que os entusiastas do refrigerante colaborem com a página no Facebook.
- Disney: 26,6 milhões de fãs. Além dessa página de fã, o grupo Disney oferece outras páginas para produtos específicos.
- Starbucks: 23,5 milhões de fãs. Amantes do café mais famosos nos Estados Unidos.
- Oreo: 21,8 milhões. A página fã do biscoito similar ao Negresco (herege!) oferece receitas com o produto.
- Red Bull: 21,2 milhões de fãs. Tem jogos e conteúdo sobre o RedBull.
- Converse All Star: 19,8 milhões de fãs. Com vídeos, imagens e conteúdos produzidos pela Converse.
- Converse: 18,9 milhões de fãs. Outra página fã, dessa vez focada em interação com os usuários.
- Skittles: 18,3 milhões de fãs. A marca de gordices guloseimas publica vídeos e jogos para os fãs.
- PlayStation: 16,2 milhões de fãs. Mesmo depois da invasão hacker à rede PSN, o console da Sony continua fazendo sucesso na rede.
- iTunes: 15,8 milhões. Tem informações sobre os últimos lançamentos e conteúdo ao vivo, que pode ser acessado diretamente no Facebook.
Coca-Cola no Facebook
O sucesso da Coca-Cola no Facebook não vem sem algum esforço. A principal estratégia deles, no meu entender, foi publicar uma mesma página fã para todas as comunidades de Coca-Cola no mundo. Ao acessar a página, o usuário tende a visualizar conteúdos da marca no seu próprio idioma. Se ele quiser mudar o idioma, existe essa opção no rodapé da página.
Não consigo me lembrar de nenhuma marca brasileira que tenha uma atividade tão presente no Facebook. Se você lembra, comente!
Você pode ver a lista completa nesse artigo. Agora saiba de pronto que uma marca importante não está lá: a Pepsi, principal concorrente da Coca-Cola. Acho que essa história de “pode ser” não está dando muito certo nas mídias sociais.
Artigos relacionados:
- Para você que está sem dinheiro mas quer uma Coca-Cola
- Publicitários têm lugar cativo no Facebook
- Facebook atraiu 8 novos usuários a cada segundo