Dados levantados pela empresa de consultoria Teleco afirmam que falar ao celular no Brasil (ou, pelo menos, no estado de São Paulo) está 44% mais barato hoje do que há dois anos.
Os dados, pesquisados a partir dos valores anunciados publicamente pela Vivo, TIM e Claro. Eles mostram que o valor médio das tarifas pré e pós-pagas no estado caiu dos R$ 0,39 cobrados no final do primeiro trimestre de 2009 para os atuais R$ 0,22, já com os devidos impostos.
Segundo a empresa, o tempo médio de conversação subiu de 77 minutos para os atuais 110 minutos, aumento de 42% (e tecnicamente idêntico ao número da queda das tarifas).
De acordo com a Telebrasil, esses números são frutos do aumento da competição entre as operadoras de telefonia no país, que atualmente conta com mais linhas de celular do que habitantes – existem 212 milhões de linhas contra “apenas” 200 milhões de pessoas. Já Eduardo Tude, presidente da Teleco, lembra que o aumento dos números de conversação de deve, sobretudo, às promoções “agressivas” para ligações feitas para números de uma mesma operadora.
Já outros dados mostram que apenas 4% dos usuários já realizaram portabilidade em seus números, e que a cobertura celular chega a 99,6% da população brasileira.
Com informações: Jornal da Tarde.
Artigos relacionados:
- Brasil encerra 2010 com 202,9 milhões de celulares
- Brasil chega a 197 milhões de celulares em novembro
- Anatel libera celulares iniciados pelo dígito 5 em São Paulo