O Google+ completou duas semanas de vida, mas esse pouco tempo foi o bastante para envolver o nome da nova rede social em algumas polêmicas envolvendo o Facebook. Pelas minhas contas, ao menos dois aplicativos para o Facebook foram bloqueados só porque prometiam importar amigos dele para o Google+. Eis que hoje descobri um terceiro, que usa um método diferente mas que tem o mesmo objetivo final.
O aplicativo foi criado pela dupla de programadores americanos Albert Nichols e Jack Carter e se chama (segure o riso – ou não) Exodus. O que ele faz é um genial: ao invés de exportar os dados como e-mail e nome dos seus amigos do Facebook para depois serem importadas no Google+, o site simplesmente captura sua lista de amigos inteira e os convida para o Google+ usando o endereço @facebook.com. Simples assim.
Dessa forma seus amigos do Facebook recebem o convite para migrarem para o Google+ direto na caixa de entrada de mensagens. E se outros amigos deles usarem o Exodus, essas mensagens não ficarão ocupando espaço, elas apenas entram no mesmo tópico e se acumulam uma sobre a outra.
A única desvantagem é que aqueles que não migraram para o novo sistema de URLs personalizadas do Facebook não vão receber os convites. Mas provavelmente a dupla vai tentar passar essa barreira em algum ponto no futuro. E se conseguirem antes de serem bloqueados pelo Facebook, melhor ainda.
Com informações: Reddit.
Artigos relacionados:
- Google bloqueia importação de amigos do orkut para Facebook
- Facebook: "não desative sua conta, seus amigos vão sentir sua falta"
- Facebook lança aplicativo para celulares comuns