Já foi a época em que companhias e redes sociais viviam uma relação apenas amigável. Hoje, as marcas estão muito expostas, sujeitas às reclamações e comentários negativos. Ok, você pode estar pensando que isso sempre existiu. De fato, sempre existiu, mas a diferença é que antes as reclamações e comentários ficavam perdidos nas ligações para o SAC da empresa. A verdade é que as redes sociais podem transformar-se em um grande ruído. E o que é ruído? “Sabe quando queremos sintonizar uma rádio e fica aquele chiado? Pois ruído é o diálogo não sintonizado de forma correta”, definiu Rosana. As companhias precisam aprender a lidar com essa nova realidade. “Uma empresa que é completamente offline, quando for para as redes sociais, vai errar e apanhar, pois ela não sabe como fazer”, alegou Eric Messa. “Os carros não são mais lançados na novela das oito. As informações vazam na internet”, completou Ana Cortat.
Problemas com a audiência
“Antes, eu tinha o controle do botão de volume. Quando não queria que as pessoas ouvissem algo, eu diminuía o volume. Hoje, não é mais assim. As marcas não têm mais o controle”, afirmou Wagner Martins. É bem verdade que os internautas hoje são unidos, são centenas e centenas de mobilização. “O problema é que existe uma coisa de ficar sempre do lado do coitadinho. As pessoas se juntam para reclamar com o rico, o famoso”, alegou Rosana. Mesmo com todos os problemas, Ana Cortat vê vantagem nos ruídos: “para que eu ouça o problema, é preciso que ele faça ruído”.
“Ruído é o diálogo não sintonizado de forma correta”